Anuncio

Apoio a Distância (Sostegno a Distanza - SAD)

BA
Em Andamento

A AVSI colabora com uma rede de obras educativas por meio do Projeto Nossas crianças de valor, conhecido como Apoio a Distância (Sostegno a Distanza – SAD) desde 1993. O apoio é feito através de uma contribuição econômica estável e duradoura realizada por pessoa física ou jurídica (famílias, grupos de amigos ou empresas, por exemplo).

objetivo do projeto SAD é contribuir para melhorar as condições de vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social sem tirá-la do próprio ambiente (familiar e cultural), através da contribuição econômica, estável e douradora de indivíduos, grupos ou empresas.

Metodologia

A doação dos apoiadores é destinada a instituições educativas com a finalidade de garantir elementos fundamentais para o desenvolvimento de jovens e crianças, que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir de melhorias nos serviços oferecidos por essas instituições. Com a ajuda material, garante-se a presença de pessoas que acompanham a criança e o jovem no seu percurso educativo, se interessando pelo seu bem e pela sua dignidade humana.

Cada apoiador é associado a uma criança ou jovem bem identificado e, periodicamente, recebe informações sobre seu desenvolvimento. Desse modo, se estabelece uma relação, muitas vezes um vínculo afetivo, que educa a criança a ter gratidão e, ao mesmo tempo, permite que o apoiador compreenda a realidade em que a criança ou o jovem vive.

Desde 1993, instituições educativas do Brasil são parceiras da AVSI. Atualmente, apoiamos 15 obras que promovem educação infantil, reforço escolar, iniciativas de educação em tempo integral, formação de educadores e assessoria nutricional para centros educacionais nas cidades de Salvador, Catu, Belo Horizonte, São Paulo, Petrópolis, Brasília, Manaus e Macapá.

Resultados alcançados 2023

  • 1.100 crianças e jovens, no total, beneficiadas em instituições educativas e de recuperação nutricional;
  • 9 instituições beneficiadas com apoio para a realização de atividades socioeducativas e de cuidados com a saúde;
  • 78 atividades extracurriculares realizadas;
  • 294 crianças beneficiadas com serviço de reforço escolar;
  • 268 crianças atendidas em projetos de recuperação nutricional;
  • 88 crianças receberam ajuda psicossocial;
  • 70 crianças beneficiadas com projetos de práticas esportivas;
  • 427 crianças tiveram acesso a cuidados e educação na primeira infância em instituições parceiras;
  • 162 pessoas que participaram nas atividades de formação de professores, educadores, assistentes sociais.