Anuncio

Árvore da Vida participa de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Crianças e adolescentes do programa tiveram a oportunidade de debater propostas sobre a garantia dos seus direitos

Educandos do programa Árvore da Vida participaram, em abril, da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada em Betim (MG). Cerca de 150 meninos e meninas, sendo 22 beneficiários do programa, estiveram presentes no evento como delegados infanto-juvenis para discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes e propor novas diretrizes.

No primeiro dia do encontro, os delegados mirins apresentaram os resultados das Conferências Livres, realizadas no mês de março, quando foram eleitos. Conferências como essas também tratam dos direitos das crianças e adolescentes e são uma maneira de fortalecer os espaços públicos de debate e de cidadania e a participaçãoativa infanto-juvenil nass discussões. 

No dia seguinte, os pequenos delegados definiram propostas, em grupos, sobre áreas da educação e saúde, com foco na elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Antes do encerramento da Conferência, ainda foram eleitos os delegados infanto-juvenis que representarão Betim na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais.

Foram escolhidos quatro delegados e quatro suplentes, dentre eles a educanda do Árvore da Vida, Emily Luiza Aguilar de Souza, de 12 anos. Para ela, uma das principais preocupações é a falta de segurança nas escolas.

“Nós precisamos de mais segurança na porta das escolas, pois hoje não há policiamento e na Conferência Municipal tivemos a oportunidade de falar sobre a nossa realidade. Agora, na reunião estadual poderemos entender também o que acontece de bom e de ruim em outras partes do Estado”, destaca Emily.

Além da participação dos educandos do programa Árvore da Vida no debate, oito alunos da oficina de percussão fizeram uma apresentação na abertura  do evento. A 8ª Conferência foi promovida pelo CMDCA nos dias 28 e 29 de abril e contou também com a participação de crianças e adolescentes de escolas de Betim e outros projetos sociais do município.