Anuncio

Jovens aprendizes participam de evento dedicado a eles

Para comemorar o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Fórum reúne aprendizes da AVSI Brasil e de outras entidades formadoras em Pernambuco

Sete integrantes do programa Jovem Aprendiz Odebrecht, que realizam formação profissional voltada para o mundo do trabalho, participaram do evento em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado na Semana Nacional da Aprendizagem, no período de 02 a 06 de maio.

O evento foi organizado pelo FORAP (Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional), com a participação de representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e diversas entidades formadoras de Pernambuco e jovens aprendizes de diferentes empresas.

Um dos objetivos foi incentivar e promover o debate, a mobilização e a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho. Os organizadores agiram para estimular as instituições a participar cada vez mais da formação de jovens aprendizes, contribuindo para que a juventude do país esteja preparada para atuar com competência no mundo do trabalho e na convivência social.

A programaçãoteve início com a fala da auditora fiscal do SRTE-PE, Lusangela Pessoa, que enfatizou a Lei da Aprendizagem e seus benefícios em relação à oportunidade de trabalho com qualificação.

A auditora também abordou a questão de empresas estarem contratando menos funcionários, sendo isso uma oportunidade para os jovens terminarem um contrato como aprendiz e buscar a contratação da sua mão de obra.

O evento ainda teve um flash mob com os aprendizes e ofereceu diversas oficinas como: Teatro de Rua; Maquiagem Profissional; Desenho; Fotografia Social; Reciclagem; Libras; Dança Afro; Customização de Bonecos; Blocos Artesanais; e Cinema.

Achei muito interessante porque o evento foi dedicado aos aprendizes. Eu não esperava que a gente tivesse esse espaço no mercado e esse reconhecimento”, comenta o aprendiz de assistente administrativo, Lucas Lopes, de 20 anos.

De maneira semelhante, Jefferson Rony dos Santos Costa, de 21 anos, aprendiz de assistente administrativo percebe a valorização do aprendiz no mercado de trabalho quando disse que o que mais gostou foi de “ver que o aprendiz está sendo valorizado agora”.