Anuncio

Jovens festejam percurso de aprendizagem

Aprendizes concluem qualificação profissional que integra aulas teóricas e prática supervisionada

Mais uma turma de jovens se formou como aprendizes de pedreiro de alvenaria nesta terça-feira (19). Nessa etapa, 14 novos jovens se formaram e outros dois se formarão ainda no início de maio. O encerramento do curso ocorreu em uma das obras da empresa Odebrecht, localizada na Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho (PE). A ocasião reuniu a equipe técnica da AVSI Brasil, jovens aprendizes e profissionais da Odebrecht que atuaram como monitores durante a fase prática.

A conclusão do curso é uma conquista para esses meninos e meninas que, durante um ano, aprenderam um novo ofício e superaram diferentes desafios. A técnica social da AVSI Brasil, Wildna Nascimento, afirma que, finalizadas as 480 horas de aulas teóricas e as 480 horas de prática supervisionada, os aprendizes terminam o percurso formativo mais preparados para o mundo do trabalho do ponto de vista pessoal e profissional. “Os desafios foram muitos, como a distância, adaptação aos horários e normas de segurança da obra, mas esses jovens hoje têm um diferencial que é uma qualificação profissional integrada, reunindo a construção de conhecimentos teóricos, práticos e comportamentais”, avaliou Nascimento.

Os concluintes captaram esses ensinamentos. O aprendiz Bruno Henrique da Silva, de 19 anos, confirma que sua participação no curso foi essencial para conhecer a verdade que é o mundo profissional. “Aprendi como agir, como me relacionar com as pessoas, como agir diante de patrões e encarregados e isso me ajudou para saber a realidade do que vou enfrentar no meu futuro”, opinou. Já Rafael Ferreira, de 19 anos, destaca que o conhecimento foi o mais importante na fase prática do curso e acredita que as portas do mundo de trabalho estão abertas para todos que se dedicam e “correm atrás”.  

Bruno está certo. A falta de experiência entre os jovens pesa nas contratações, por isso a oportunidade em ter sido jovem aprendiz os ajuda em futuras colocações profissionais. Para o monitor Ananias Vicente, essa experiência e a oportunidade de aprender coisas novas foi o diferencial na vida profissional deles, principalmente por estarem dando os primeiros passos.

Aprendizagem

O Programa Jovem Aprendiz Odebrecht qualifica jovens, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para inseri-los no mercado de trabalho por meio da aprendizagem estabelecida pela Lei Nº 11.788/08, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005.

A legislação determina que empresas contratem de 5% a 15% do seu quadro de funcionários, adolescentes e jovens entre 14 e 24 por meio da modalidade de aprendizagem. A AVSI Brasil acompanha esses jovens tanto no processo seletivo quanto durante o processo de qualificação profissional, contribuindo na formação humana dos aprendizes.