Anuncio

Moradores das Vilas Reencontro assistem a espetáculo de dança

Iniciativa teve como objetivo promover momento de lazer e cultura aos beneficiários.

A noite da última quarta-feira (17) foi repleta de cultura para os moradores das Vilas Reencontro. Cerca de 30 pessoas residentes das Vilas Reencontro do Anhangabaú e Cruzeiro do Sul I assistiram ao espetáculo “Cão Sem Plumas” no Teatro Sérgio Cardoso, localizado no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo.

O espetáculo “Cão sem Plumas”, apresentado pela companhia de dança Deborah Colker, é uma adaptação do poema de mesmo nome escrito por João Cabral de Melo Neto (1920-1999). O texto retrata a jornada do rio Capibaribe, que atravessa uma grande parte do estado de Pernambuco. Ele descreve a pobreza da população ribeirinha, a negligência das classes privilegiadas e a vida no mangue, representada como uma “força invencível e anônima”. A metáfora do “cão sem plumas” é aplicada tanto ao rio quanto às pessoas que habitam suas margens.

Heli Mansur, gerente da AVSI Brasil, destaca a importância da inclusão das pessoas acolhidas em eventos como esse, pois auxilia no resgate da dignidade. “Participar de atividades como essa reforça para a pessoa acolhida que ela pode conquistar a cidadania e a autonomia completa, da qual a cultura também faz parte”, afirma.

O casal Denise Mariano e Cadu Pereira, moradores da Vila Reencontro Anhangabaú, aproveitou o evento como um passeio romântico. “A princípio, ficamos em dúvida: é o teatro na TV ou a TV no teatro?”, questionaram. No entanto, quando o pano se levantou e os dançarinos entraram no palco, ficaram arrepiados e emocionados, conta Denise.

“Eu achei lindo, pois os meninos (dançarinos) entraram e se conectaram com o que passava no fundo do telão. Eu gosto de teatro, mas é a primeira vez que vejo algo desse tipo. Me apaixonei pelo que vi. Foi tudo muito lindo. Foi um ótimo programa para sair da rotina”, complementa Cadu.

Para Jullyanna Barbosa, moradora da Vila Reencontro Cruzeiro do Sul, o espetáculo retratou muito bem a desigualdade social e a luta das elites. Ficou muito claro a proposta de retratar a biodiversidade do mangue, com os passos dos dançarinos no palco, a estética dos figurinos, a cenografia e as imagens ao fundo.”

O projeto

A Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhida e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.