Anuncio

Diagnóstico socioeconômico e ambiental do município de Goiana

PE
Projeto Concluído

O projeto consistiu em um estudo do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco e em 16 cidades do entorno, que sofrerão o impacto da instalação da segunda fábrica da FIAT no Brasil.

Além do diagnóstico, o estudo trouxe indicações e estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável da região e diretrizes para as ações de Responsabilidade Social Corporativa da FIAT.

O objetivo do projeto foi promover o conhecimento profundo acerca do município e da região próxima e entender os impactos positivos e negativos que territórios desta natureza podem sofrer a partir da instalação de grandes empreendimentos industriais, trazendo indicações de como o território poderá crescer de maneira sustentável.

Ações realizadas

Para realizar a pesquisa, foram utilizados dados secundários de renomados institutos de pesquisa, bem como dados primários, coletados por meio de reuniões e entrevistas semiestruturadas com mais de 65 informantes-chave, dentre estes lideranças comunitárias, agentes de saúde, profissionais de educação, além de representantes e gestores municipais e estaduais.

Resultados obtidos

O estudo resultou em um grande conhecimento da região sistematizado em dois volumes, sendo o primeiro (579 páginas) composto pelos resultados da situação socioeconômica, cultural e ambiental e o segundo (72 páginas) formado por diretrizes e ações para um programa de desenvolvimento da FIAT em Goiana.