Anuncio

Jucati Sustentável 1

PE
Projeto Concluído

A partir da tecnologia social de convivência com o semiárido que a AVSI Brasil implementou recentemente em Pernambuco, Bioágua familiar, que possibilita o reuso de águas domésticas (cinzas) e uma destinação ambientalmente correta da água utilizada nas residências, foi realizado o projeto Jucati sustentável: bioágua, agroecologia e nutrição no agreste de Pernambuco, em um local que figura entre os mais pobres do estado, ocupando a 158º posição entre os 185 municípios de Pernambuco.

A AVSI Brasil incentivou a população a ter uma alimentação adequada, instruindo o consumo de alimentos saudáveis a partir da agricultura familiar agroecológica, viabilizada por meio do bioágua, que permite a irrigação e o plantio ao longo do ano

Contexto local

O Agreste Meridional de Pernambuco, onde está localizado o município de Jucati, apresenta 51% da população em situação de pobreza e 31% em extrema pobreza. Com a predominância de pequenas propriedades rurais, grande parte dos moradores obtém seu sustento por meio da agricultura familiar, sendo a pecuária leiteira e as culturas do feijão e da mandioca as principais fontes de renda do governo.

Um dos principais fatores responsáveis pela pobreza dessa população se relaciona à insegurança alimentar, que atinge milhares de famílias. Ela está ligada a escassez de água, que limita o plantio ao longo do ano, restringindo o acesso ao alimento e a renda da família, tornando-as dependentes de programas de transferências.

Também está relacionada à insegurança alimentar, à precariedade do acesso e do conhecimento sobre uma alimentação saudável, já que muitas famílias têm abandonado a cultura ligada ao campo, passando a consumir em excesso muitos alimentos industrializados, fatores constatados pela equipe da AVSI Brasil, a partir de um diagnóstico realizado em 2014 em cinco municípios da região.

Objetivo Geral

O projeto Jucati sustentável 1 visou contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) do agreste de Pernambuco, através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar.

A iniciativa se propôs a contribuir com a redução da pobreza rural, tendo como foco a temática da segurança alimentar, abrangendo em seu escopo os três pilares da sustentabilidade.

Do ponto de vista social, beneficiou crianças, adolescentes e famílias, contribuindo para que elas pudessem não apenas ter acesso a um alimento mais saudável, mas também seguro, melhorando a qualidade de suas vidas.

Objetivos Específicos

Realizar o diagnóstico da realidade local, identificando as comunidades e famílias beneficiárias da ação;
Construir 22 sistemas de bioágua, promovendo práticas ecologicamente corretas, a partir do reaproveitamento da água cinza para uma atividade produtiva, evitando que essa água seja despejada in natura no solo, contaminando-o e permitindo que as famílias tenham um sistema de agricultura familiar com irrigação permanente;
Realizar capacitação e prestar assistência técnica às famílias beneficiadas com foco no uso e manutenção do sistema; na agroecologia; e na promoção de práticas alimentares saudáveis;
Promover em 20 escolas uma campanha voltada à educação alimentar e nutricional;

Metodologia

Ao longo de 12 meses, foram previstas atividades de mobilização dos Conselhos e Associações Rurais e identificação das famílias e ações diretas de execução de obras. O projeto também disponibilizou uma assistência técnica voltada ao uso e manutenção do bioágua e assessoria voltada à agroecologia, além de realizar campanhas e atividades educativas com foco na educação alimentar e nutricional de famílias e junto a escolas.

Nas oficinas de agroecologia, foram abordados os conceitos e o passo-a-passo para a transição agroecológica, realizando práticas de como produzir sem o uso de defensivos tóxicos. Além disso, foi realizada uma visita de intercâmbio a um quintal agroecológico e irrigado por bioágua familiar para que os novos beneficiários pudessem vivenciar e colher depoimentos de outras famílias que já concluíram a transição agroecológica e passaram a produzir insumos sem agrotóxicos para suas famílias e para comercialização dos excedentes em feiras orgânicas da região.

Com relação às oficinas de nutrição, foram abordadas a valorização da cultura de campo, bem como práticas alimentares saudáveis, cuidados com a higienização dos alimentos, orientações nutricionais, aproveitamento integral dos alimentos, cuidados com a higiene pessoal e prevenção de doenças.

Para as atividades de capacitação foram elaborados materiais de apoio, como cartilhas e apostilas educativas.

Em todas as etapas, foram realizadas ações de sistematização da experiência. Além das famílias, escolas e alunos a serem beneficiados diretamente, o projeto envolveu os governos locais, por meio de suas secretarias de educação, assistência social e agricultura, além da sociedade civil por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS). Em todas as etapas, foram realizadas ações de sistematização da experiência.

Para lograr tais resultados, a AVSI Brasil se valeu do conhecimento e da presença no agreste, o que contribuiu com a articulação com famílias, sociedade civil e poder público, bem como do know-how adquirido, tornando-se a única instituição em Pernambuco a executar nesta escala iniciativas com foco no bioágua, agroecologia e segurança alimentar.

Categorias de atividades

Mobilização dos Conselhos de Associações Rurais e identificação das famílias;
Ações diretas de execução de obras;
Assistência técnica voltada ao uso e manutenção do bioágua e assessoria voltada à agroecologia;
Campanha e atividades educativas com foco na educação familiar e nutricional junto a escolas;
Oficinas de educação sanitária e ambiental junto às famílias;
Elaboração de materiais educativos e da comunicação;
Implantação da Tecnologia Social (bioágua).

Resultados Alcançados

Diagnóstico da realidade local elaborado, com a identificação das comunidades e famílias a serem beneficiadas pelo Projeto;
6 capacitações realizadas: 4 oficinas de agroecologia; 2 oficinas de construção, uso e manutenção do sistema de bioágua familiar;
Capacitação de 40h voltada à construção do sistema bioágua;
Capacitação voltada ao uso e manutenção do sistema de bioágua realizada;
Capacitação voltada à transição e produção agroecológica para 22 famílias, com a realização de 2 oficinas, incluindo 01 intercâmbio ao município de Garanhuns para visitar quintal produtivo agroecológico irrigado por bioágua;
22 sistemas de bioágua familiar construídos com a participação direta de agricultores;
Assistência técnica e extensão rural (ATER) realizada com três visitas para 22 famílias para início e incremento da produção agroecológica;
Diagnóstico dos hábitos alimentares realizado e início da assessoria voltada à educação alimentar e nutricional;
Campanha realizada em 14 escolas de Jucati sobre educação alimentar e nutricional;
44 visitas de assistência técnica em educação nutricional realizadas;
198 visitas de assistência técnica sobre agroecologia e sistema de bioágua familiar realizadas.

Depoimento

“O projeto significou para mim mudança, não só na minha vida mas na vida de toda a família no aspecto financeiro e no aspecto de saúde. Hoje além da gente estar consumindo um produto de qualidade, estamos dando a oportunidade de outras famílias também consumirem, levando o
nosso excedente para a feira”.

Maria Sandreiva Silva, agricultora beneficiada