Anuncio

Qualifica Socioeducativo Ceará

CE
Projeto Concluído

Período:

  • Ago/2014 a Jan/2015

ODS:

  • 4 Educação de Qualidade
  • 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Parceiros:

  • Fundação Roberto Marinho e Governo do Estado do Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Educação (Seduc), e a Fundação Roberto Marinho (FRM) implementaram o programa pioneiro Qualifica Socioeducativo. A iniciativa consistiu em promover educação para jovens que cumprem medidas socioeducativas em Fortaleza (CE). A AVSI Brasil participou como parceira da FRM para a execução de atividades.

objetivo do projeto foi contribuir para o protagonismo juvenil e a cultura de paz e preparar os jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas para o mundo do trabalho, assegurando a oferta de vagas em ciclos de aprendizagem nos sistemas provisório, semiliberdade e de internação na região metropolitana da capital cearense.

Metodologia

O Programa utilizou a Metodologia Telessala na realização de suas práticas pedagógicas, respeitando as peculiaridades e a diversidade dos grupos. O Qualifica Socioeducativo é uma forma de implementação do Programa Qualifica Educação Profissional, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, adaptado à realidade do Sistema Socioeducativo, especialmente do Ceará.

O Qualifica Socioeducativo está estruturado em três ciclos de aprendizagem, que se adaptam à progressão das medidas socioeducativas: “Mundo do trabalho”, “Qualifica” e “Cooperar”. O objetivo é apresentar aos jovens conceitos sobre as principais competências, saberes, habilidades e atitudes para lidar com os desafios do mundo do trabalho.

O “Mundo do Trabalho” apresenta aos jovens temas como direitos humanos e sociais, autonomia, ética e inclusão. Já no “Qualifica” são desenvolvidos conteúdos na área do conhecimento do turismo, enquanto no “Cooperar” os temas em foco são empreendedorismo e cooperativismo. O ciclo “Cooperar” é oferecido tanto para o jovem quanto para sua família, com a finalidade de estreitar os laços afetivos e ampliar as chances de acesso do mundo do trabalho, por meio do estímulo às iniciativas de geração de renda complementar.

O Qualifica Socioeducativo reúne ainda oficinas de linguagens, que privilegiam o uso da matemática e do português no cotidiano, atividades artísticas, lúdico-criativas e ações que contemplam valores humanos e respeito à diversidade. Sua metodologia contempla características do contexto, como permitir o aprendizado em um ambiente de alta rotatividade.

Resultados esperados

  • Ofertar vagas para qualificação profissional por meio de oficinas organizadas em ciclos de aprendizagem com dinâmica pedagógica flexível e consistente que permita alternativas de participação e desenvolvimento do jovem de acordo com a progressão das medidas socioeducativas;
  • Realizar formações específicas para os educadores que atuarão no Projeto Qualifica Socioeducativo;
  • Realizar o acompanhamento pedagógico das turmas.

Resultados obtidos

  • 718 jovens participaram do projeto;
  • 3 formações de educadores, totalizando a carga horária de 120 horas com uma média de 65 participantes;
  • 4 acompanhamentos pedagógicos com visitas aos 8 centros de medidas socioeducativas;
  • 17 educadores envolvidos diretamente no projeto.