Anuncio

Um Natal de novas tradições em Roraima

Venezuelanas confeccionam decoração natalina em abrigo com materiais reciclados

Após perceberem o alto volume de materiais descartáveis utilizados no abrigo Rondon 2, localizado em Boa Vista (RR), um grupo de mulheres venezuelanas decidiu dar um novo final para as embalagens de marmitas, copos descartáveis, papeis e papelões.  Durante o mês de novembro, elas se reuniram e confeccionaram a decoração natalina do centro de acolhida com o material reciclável, buscando incentivar a prática de trabalhos artesanais e homenagear a Venezuela e o Brasil.

A atividade nasceu a partir da mobilização das venezuelanas Nieves Gutierrez e Maria Gutierrez. Na decoração, além de elementos natalinos e o tradicional presépio, as beneficiárias fizeram réplicas das casas que deixaram no país vizinho e das barracas em que vivem hoje no abrigo Rondon 2. Segundo Maria Gutierrez, a decoração possibilitou que ela e a irmã demonstrassem um pouco da cultura da venezuelana e demonstrassem a gratidão pela acolhida no Brasil.

Também participaram da produção da decoração alguns homens e mulheres que com interesse em realizar trabalhos artesanais, tendo o apoio do oficial de participação comunitária, Tanner Menezes, e de toda a equipe da AVSI Brasil que atua no abrigo.

“Um trabalho desse realmente muda a energia, a maneira que as pessoas se relacionam e até a própria maneira que eles estão vendo o Natal, longe da família. Um trabalho como esse é de uma influência positiva enorme”, destacou o coordenador do Centro de Interiorização Rondon 2, Leandro Mendes.

Além da produção manual, também foram realizadas rodas de conversas com grupos de mães com o objetivo de incentivar a prática de trabalhos artesanais e dialogar sobre melhores condições de cuidados com os filhos.

As atividades proporcionaram melhorias no convívio entre os venezuelanos e, após a conclusão, crianças, jovens e adultos se reuniram para apreciar o belo resultado.