Anuncio

1º Encontro Formativo para assistentes sociais de APACs reúne 30 profissionais de 5 estados brasileiros

Assistentes sociais de mais de 20 APACs estiveram em Belo Horizonte para discutir demandas comuns do grupo de trabalho

Em 49 anos de existência da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), os assistentes sociais da instituição nunca haviam se encontrado para tratar de suas demandas. Visando sanar essa necessidade, entre os dias 08 e 09 de novembro, a APAC de Belo Horizonte foi sede do 1º Encontro Formativo para assistentes sociais para 31 profissionais de APACs dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul.

O Encontro teve a duração de 19 horas e objetivou discutir os principais desafios e oportunidades da atuação de assistentes sociais nas APACs brasileiras. O evento foi realizado dentro do escopo do Projeto Além das Fronteiras brasileiras (Más Allá de las Fronteras), desenvolvido pela AVSI Brasil, em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e co-financiado pela União Europeia.

Os dois dias de encontro proporcionaram um espaço aberto ao diálogo e à troca de saberes entre os participantes que puderam compartilhar aprendizados e trouxeram demandas comuns de todas as APACs, visando uma padronização das ações dos assistentes sociais e a criação de um material de base específico para o trabalho por eles desenvolvido.

A assistente social da APAC de Visconde do Rio Branco (MG), Rachel Cerqueira, destacou que “o encontro foi de suma importância para a nossa categoria, uma vez que é uma representação da conquista de um espaço de maior destaque dentro da instituição”. Além disso, de acordo com Rachel, eles puderam desenvolver uma perspectiva de fortalecimento do método apaqueano, bem como uma maior estruturação de sua profissão para as próximas gerações de assistentes sociais dentro da APAC.

A mesa de abertura do encontro foi composta por Déborah Amaral, gerente geral da AVSI Brasil em Minas Gerais; Ari de Jesus, diretor executivo de Gestão da FBAC; Sr. Marcelo Costa, presidente da APAC de Belo Horizonte; e Dr. Marcelo Lucas Pereira, juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte. Todos destacaram a relevância do trabalho das assistentes sociais no âmbito da APAC e fizeram menção a como este encontro é um importante marco para a evolução do trabalho dos profissionais na concretização do método apaqueano.