Anuncio

Onde Atuamos

A AVSI Brasil conta com presença estável em 11 estados e no Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Temas de Atuação

A atuação da AVSI Brasil está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas, em conformidade com as dimensões econômica, social e ambiental. Em 9 temas transversais de atuação, contribuímos para o alcance de objetivos diversos.

icone

Água e Segurança Alimentar

Estabelecemos parcerias para implementar iniciativas sustentáveis de convivência com o Semiárido brasileiro contribuindo para transformar a realidade de famílias agricultoras em diversas frentes de atuação: implementação de tecnologias sociais de acesso à água para consumo doméstico a partir da construção de cisternas (que captam a água pluvial); sistemas de reuso de águas cinzas para a produção agroecológica (Bioágua Familiar); sistemas de purificação de água por radiação solar (Aqualuz); além de um forte trabalho educativo e de assistência técnica.

Assim: favorecemos o acesso a alimentos saudáveis seguros, nutritivos e suficientes durante o ano todo; realizamos melhorias no saneamento rural com a construção de fossas ecológicas; e potencializamos grupos produtivos agroecológicos, possibilitando o incremento da agricultura sustentável e, consequentemente, da renda de agricultores familiares.

Além disso, promovemos a educação alimentar e nutricional: atuando em comunidades para diminuir desvios nutricionais (subnutrição e obesidade) e incentivando hábitos alimentares saudáveis; e realizando ações de educação ambiental, em parceria com escolas públicas, na temática do uso racional e consciente dos recursos hídricos.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

 

 

icone

Energia e Ambiente

A AVSI atua no Brasil há mais de duas décadas em projetos para acesso à energia de forma segura e eficiente, reconhecendo a energia como um fator fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Promovemos serviços para concessionárias de energia na relação com seus clientes, gerando benefícios diversos por meio de ações de eficiência energética para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Além disso, através dos programas de comunicação social e educação ambiental, desenvolvemos ações na área de influência de empreendimentos de energias renováveis, contribuindo para a melhoria dos padrões de qualidade de vida e saúde da população.

Atuamos para minimizar impactos ambientais provenientes do empreendimento, sensibilizando para a economia no uso dos recursos naturais, bem como trabalhamos nos processos de mobilização, articulação, ouvidoria, consulta e participação para informar e envolver a população nas fases de pré-implantação, implantação e operação do empreendimento, estabelecendo uma conexão acessível entre o empreendedor e as comunidades impactadas direta e indiretamente.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Socioeducacional

A educação é o motor do desenvolvimento, contribuindo diretamente para a formação pessoal e para a qualidade de vida. Por meio de projetos que valorizam a educação, a cultura e o esporte, promovemos oportunidades de desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias. Os projetos socioeducacionais – muitos deles realizados com a aplicação de leis de incentivo fiscal para as empresas – contemplam atividades esportivas e culturais, reforço escolar, acompanhamentos psicológicos e nutricionais, promovendo oportunidades de aprendizagem, de formação do caráter, além de saúde e bem-estar.

Além disso, em Roraima, contribuímos com a iniciativa das Nações Unidas para o apoio psicossocial e a educação não formal de crianças e adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

 

 

icone

Trabalho e Crescimento Econômico

AVSI Brasil tem experiência na realização de projetos de formação profissional e geração de renda desde 1999. Por meio de cursos profissionalizantes e de formação humana, buscamos aperfeiçoar habilidades e competências que serão colocadas em prática no âmbito profissional e social do aluno. No contexto da pandemia da Covid-19, privilegiamos cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de favorecer a inserção no mercado de trabalho.

Como entidade formadora, realizamos a formação de aprendizes, preparando jovens e adultos para o mundo do trabalho, bem como o acompanhamento durante o período de aprendizagem em empresas parceiras.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Migração e Refúgio

Para garantir o atendimento humanitário a refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, o governo federal iniciou a Operação Acolhida, em fevereiro de 2018. A força-tarefa humanitária é baseada em três pilares (ordenamento da fronteira, abrigamento e interiorização) e conta com o apoio de diversos parceiros, incluindo agências da ONU, organismos internacionais e organizações da sociedade. As organizações da sociedade civil, como a AVSI Brasil, desempenham relevante papel como sócias da Operação.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Cidades Inclusivas e Resilientes

A atuação da AVSI Brasil contribui para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclu-sivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Com experiência de mais de 30 anos de atuação nesse tema, a AVSI Brasil apoia a implementação de políticas públicas, realiza estudos, ações sociais e planos integrados para a inclusão, eficiência dos recursos, mitigação e adaptação a mudanças climáticas e a resiliência em contextos diversos.

Atualmente, realizamos iniciativas para apoiar as políticas públicas e programas de Primeira Infân-cia em Boa Vista (RR) – consolidando um modelo operacional sustentável, através da utilização de tecnologia e gerenciamento de dados para aprimorar a oferta de serviços -, ampliar a utili-zação de espaços públicos e promover melhorias na mobilidade.

Além disso, estão em andamento ações de fortalecimento das capacidades da sociedade civil para promover a autonomia de agricultores familiares, migrantes e refugiadas venezuelanas, mulheres e povos indígenas, por meio do desenvolvimento de boas práticas inter-setoriais de economia circular em Roraima.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Justiça e Prevenção da Violência

Para a AVSI Brasil, a premissa inicial em todos os contextos onde está inserida é o princípio da dignidade humana. Na realidade penitenciária latino-americana não é diferente. Reconhecemos a importância da finalidade da pena privativa de liberdade, que contempla o teor punitivo, e contribuímos com seu caráter ressocialização-dor, garantindo o respeito aos direitos humanos das pessoas inseridas no sistema de justiça criminal.

Nossa atuação se direciona: ao apoio à sociedade civil, em modo particular à experiência dos presídios geridos pela APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), modelo genuinamente brasileiro de ressocialização sem armas e policiais; ao apoio efetivo às alternativas penais que contribuem para a redução da superlotação nos presídios; e atenção direcionada às especificidades do público feminino privado de liberdade.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema

Emergências

Nossa atuação surge como resposta às necessidades apresentadas por milhares de famílias nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, locais ativamente impactados por mudanças climáticas. Eventos climáticos intensos, como fortes tempestades e períodos de seca, causam grandes danos humanos, materiais, econômicos e ambientais para diversas comunidades, agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade das pessoas que vivem nas cidades atingidas.

Em geral, com o investimento social de parceiros e o apoio de organizações da sociedade civil nos locais afetados, demos início a projetos que realizam ações emergenciais de curto, médio e longo prazo, tais como: compra e distribuição de cestas básicas, eletrodomésticos, kits de higiene e gás de cozinha; apoio técnico e de insumos para a produção agrícola de população ribeirinha afetada pelas enchentes dos rios; além da promoção de espaços seguros para crianças, com a realização de atividades educativas e lúdicas, e do suporte para as famílias, com acolhimento e encaminhamento para serviços da Rede de Assistência Social local.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

 

 

 

icone

Parcerias Multissetoriais

A AVSI Brasil é uma organização local alinhada ao contexto internacional. Por meio da parceria com a Fundação AVSI – instituição que estimulou a criação da Articulamos parcerias entre organismos internacionais, entidades públicas, empresas e sociedade civil valorizando competências, recursos, relações e capacidades complementares que geram sinergias positivas, aumentando o potencial de resposta e desenvolvimento.

A atuação ocorre em: programas de fortalecimento e capacitação institucional de organizações da sociedade civil e entidades associativas; apoio à sustentabilidade e fortalecimento do diálogo para a implementação ou promoção de políticas públicas; aplicação de metodologias de engajamento de stakeholders; elaboração e implementação de planos de responsabilidade social e de ações direcionadas à criação de valor compartilhado, proporcionando, inclusive, o acesso e a execução de recursos incentivados; estudos de impacto de iniciativas sustentáveis de empresas locais; diagnóstico participativo e formulação de planos de desenvolvimento municipal e planos estratégicos, dando assistência a governos no planejamento de políticas públicas e fortalecendo a governança local; apoio a empresas no processo de recrutamento e seleção de migrantes e refugiados venezuelanos interiorizados com oportunidade de emprego em diversas cidades brasileiras.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

CONTRIBUIÇÃO AOS ODS

A atuação da AVSI Brasil se alinha com a nova agenda de ação até 2030: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Por meio dos projetos desenvolvidos, contribuímos diretamente com 14, dos 17 objetivos.

1 Erradicação da Pobreza
2 Fome zero e Agricultura sustentável
3 Saúde e Bem-Estar
4 Educação de Qualidade
5 Igualdade de Gênero
6 Agua potável e saneamento
7 Energia Limpa e Acessivel
8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 Redução das Desigualdades
11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 Consumo e produção responsáveis
13 Ação contra a mundaça global do clima
14 Vida na Água
15 Vida Terrestre
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 Parcerias e Meios de Implementação