Anuncio

Onde Atuamos

A AVSI Brasil conta com presença estável em 11 estados e no Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo.

Temas de Atuação

A atuação da AVSI Brasil está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas, em conformidade com as dimensões econômica, social e ambiental. Em 8 temas transversais de atuação, contribuímos para o alcance de objetivos diversos.

icone

Água e Segurança Alimentar

Em resposta ao contexto da falta ou escassez de água e de insegurança alimentar no Semiárido brasileiro, a AVSI Brasil atua na implementação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido e com a promoção da educação alimentar e nutricional, viabilizando água e insumos para o consumo e a prática da agricultura sustentável e o acesso a alimentos saudáveis.

A atuação nesse âmbito permitiu adquirir experiência em: construção participativa de cisternas (armazenamento de água pluvial para consumo e produção) e de sistemas de bioágua (reuso de águas cinzas domiciliares para a agricultura familiar); assistência técnica voltada ao uso das tecnologias e à transição agroecológica; acompanhamento social das famílias agricultoras; além de ações formativas voltadas à educação alimentar e nutricional.

De forma complementar, os projetos contribuem para garantir o acesso de pessoas em situações vulneráveis a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano, diminuindo desvios nutricionais, incentivando hábitos alimentares saudáveis, possibilitando o incremento da produtividade agrícola sustentável e, consequentemente, da renda de agricultores familiares.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Energia e Ambiente

A AVSI atua no Brasil há mais de uma década em projetos para acesso à energia de forma segura e eficiente. Reconhecemos a energia como um fator fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, por isso, promovemos serviços para concessionárias na relação com seus clientes, gerando benefícios diversos e contribuindo para a qualidade de vida de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Além disso, temos experiência na realização de projetos que envolvem ações mitigatórias e compensatórias geradas por obras de infraestrutura, empreendimentos industriais e empresas de energia.

As principais atividades desenvolvidas são:
• Coleta de resíduos sólidos para reciclagem, reúso ou destinação ambientalmente adequada;
• Educação sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica em domicílios, escolas e comunidades;
• Troca de equipamentos ineficientes por eficientes para comunidades e instituições;
• Conhecimento das realidades socioeconômicas e do uso da energia de um território;
• Fornecimento de energia solar residencial, inclusive em comunidades tradicionais e indígenas;
• Medição e avaliações sobre eficiência energética;
• Programa de comunicação social e educação ambiental no entorno de parques eólicos e linhas de transmissão;
• Planejamento e execução de iniciativas para promoção de relacionamento entre empresa e comunidade.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Socioeducativo

Por meio de projetos que valorizam a educação, a cultura e o esporte (inclusive gerindo recursos de fundos incentivados), a AVSI Brasil promove oportunidades de desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias.

A educação é o motor do desenvolvimento, contribuindo diretamente para a formação pessoal e para a qualidade de vida. Por isso, os projetos socioeducativos podem contemplar atividades esportivas e culturais, reforço escolar, acompanhamentos psicológicos e nutricionais, promovendo oportunidades de aprendizagem, de formação do caráter, além de saúde e bem-estar. Os projetos são um meio para, a partir do encontro, fazer brotar o melhor de si em cada pessoa.
Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Trabalho e Crescimento Econômico

A AVSI Brasil realiza projetos de formação profissional e geração de renda desde 1999, contando com o reconhecimento de entidade formadora de aprendizes. Por meio de cursos profissionalizantes e de formação humana, a AVSI busca aperfeiçoar habilidades e competências que serão colocadas em prática no âmbito profissional e social do aluno.

Os projetos também beneficiam grupos produtivos, fomentando o desenvolvimento local de comunidades e a geração de renda de membros de empreendimentos solidários.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Migrações

Em face da crise humanitária na Venezuela, reconhecida pela comunidade internacional, a AVSI Brasil colabora com a Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal, com o apoio ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), gerindo centros de acolhida de migrantes e refugiados venezuelanos, em Boa Vista e Pacaraima (RR), além de contribuir com a interiorização voluntária, para diferentes cidades brasileiras, por meio da parceria com o Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos. Através da UNICEF, a AVSI também colabora com a proteção de crianças e adolescentes que ingressam no país desacompanhadas e separadas.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Cidades Inclusivas e Resilientes

A atuação da AVSI Brasil contribui para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A experiência na realização de projetos de desenvolvimento local e urbano permite-nos contribuir para a promoção de estratégias de resiliência em cidades e assentamentos humanos.

Apoiamos políticas, realizamos estudos e ações sociais e desenvolvemos planos integrados para a inclusão, eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a resiliência em contextos diversos. Os projetos promovem a participação e a inserção social das famílias em ambientes requalificados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a sustentabilidade das intervenções e equipamentos urbanos.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

icone

Justiça e Prevenção da Violência

Os dados da realidade penitenciária latino-americana mostram características comuns ligadas à superlotação dos presídios, ausência de atividades educativas e formativas e, em muitos casos, torturas e maus tratos físicos e psicológicos. Para a AVSI Brasil, a premissa inicial nesses contextos é a atenção ao princípio da dignidade humana, além da finalidade da pena privativa de liberdade, que contempla, por um lado, o teor punitivo e, por outro, seu caráter ressocializador, garantindo o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade.

A atuação da AVSI Brasil se direciona: ao apoio à sociedade civil, em modo particular à experiência dos presídios geridos pela APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), modelo genuinamente brasileiro de ressocialização sem armas e policiais; ao apoio efetivo às alternativas penais que contribuem para redução da superlotação nos presídios.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema

icone

Parcerias Multissetoriais

A AVSI Brasil é uma organização local alinhada ao contexto internacional. Por meio da parceria com a Fundação AVSI – instituição que estimulou a criação da entidade brasileira –, bem como pela realização de programas e projetos envolvendo organismos internacionais, a AVSI Brasil estabelece parcerias para uma real colaboração entre entidades públicas, empresas e sociedade civil. As parcerias entre sujeitos e instituições favorecem sinergias, permitem o bom uso dos recursos disponíveis e possibilitam respostas adequadas a inúmeras necessidades de pessoas e comunidades.

Nesse sentido, atua nas seguintes iniciativas:
• Programas de fortalecimento e capacitação institucional de organizações da sociedade civil e entidades associativas;
• Apoio à sustentabilidade e fortalecimento do diálogo com políticas públicas;
• Aplicação de metodologias de engajamento de stakeholders;
• Elaboração e implementação de planos de responsabilidade social e de ações direcionadas à criação de valor compartilhado;
• Estudos de impacto de iniciativas sustentáveis de empresas locais;
• Diagnóstico participativo e formulação de planos de desenvolvimento municipal e planos estratégicos, dando assistência a governos no planejamento de políticas públicas e fortalecendo a governança local.

Confira aqui alguns projetos sobre esse tema.

CONTRIBUIÇÃO AOS ODS

A atuação da AVSI Brasil se alinha com a nova agenda de ação até 2030: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Por meio dos projetos desenvolvidos, contribuímos diretamente com 14, dos 17 objetivos.

1 Erradicação da Pobreza
2 Fome zero e Agricultura sustentável
3 Saúde e Bem-Estar
4 Educação de Qualidade
5 Igualdade de Gênero
6 Agua potável e saneamento
7 Energia Limpa e Acessivel
8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 Redução das Desigualdades
11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 Consumo e produção responsáveis
13 Ação contra a mundaça global do clima
14 Vida na Água
15 Vida Terrestre
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 Parcerias e Meios de Implementação