Por: Tayna Silva
Trabalhar com público em situação de vulnerabilidade social envolve uma série de desafios, um deles é lembrar de cuidar de si próprio. Tendo isso como premissa, a AVSI Brasil desenvolve uma série de iniciativas voltadas para reduzir e mitigar os impactos causados pelos estresses rotineiros de seus colaboradores, a fim de promover uma melhoria na saúde mental e consequentemente na saúde física.
Uma abordagem acessível de autocuidado
Nos últimos anos, a organização intensificou os esforços voltados à saúde mental de sua equipe. Entre as iniciativas está o Minuto Cuidar, uma série de pílulas de conteúdo com orientações rápidas sobre autocuidado e bem-estar emocional. A proposta surgiu da percepção de que nem todos se sentem à vontade para buscar apoio psicológico individual — por isso, a instituição apostou em uma abordagem leve e acessível.

Coordenado pela área de Recursos Humanos, o programa surgiu do reconhecimento de que o trabalho em contextos de vulnerabilidade social pode gerar impactos significativos na saúde emocional. “O colaborador é nosso principal instrumento de trabalho. Se ele não estiver bem, todo o resto se desequilibra”, afirma Lívia Andrade, gerente de RH da organização.
Em entrevista ao AVSI Cast, podcast oficial da AVSI Brasil, Lívia Andrade e Gabriela Isidoro — psicóloga clínica e responsável pelo Programa de Apoio Psicológico — detalham como cada iniciativa é desenvolvida.
Apoio psicológico para todos
O programa oferece dois formatos principais: atendimentos individuais de aconselhamento psicológico, com foco em demandas pontuais e sigilosas, e ações coletivas sobre saúde emocional no ambiente de trabalho. Os atendimentos são conduzidos pela psicóloga da instituição, Gabriela Isidoro, que explica: “Nem todo mundo precisa ou quer fazer terapia, mas todo mundo pode se beneficiar de um espaço de escuta e orientação.”
O Minuto Cuidar é uma das iniciativas mais conhecidas: são conteúdos enviados por e-mail e divulgados nas redes sociais da AVSI, com reflexões, dicas e informações sobre saúde mental, autocuidado e inteligência emocional. “Às vezes, um lembrete simples no meio do dia já muda o rumo da semana”, destaca Gabriela.
A AVSI também promove encontros temáticos com as equipes, ginástica laboral, palestras sobre saúde física e financeira, entre outras ações que visam o cuidado integral do colaborador. A proposta é clara: criar um ambiente de trabalho mais saudável, humano e sustentável. Para Lívia, “Cuidar da saúde mental não é só um cuidado individual — é uma responsabilidade coletiva no ambiente de trabalho.

Segurança, saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho
Complementando as ações de cuidado emocional, a AVSI Brasil, por meio de sua equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), implementa diversas iniciativas voltadas para a promoção de um ambiente laboral seguro e sustentável.
As ações da SST incluem treinamentos sobre ergonomia e prevenção de acidentes, capacitações em segurança no trabalho, práticas ambientais sustentáveis, treinamentos de brigada de incêndio, diálogos diários de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional (DDSMS), e atividades de integração que abordam temas como segurança, sustentabilidade e ética profissional.
Cenário nacional: um alerta vermelho
O Brasil enfrenta uma crise silenciosa em saúde mental. Dados recentes revelam que 26,8% dos brasileiros relataram ter recebido diagnóstico médico de ansiedade, com maior prevalência entre mulheres (34,2%) e jovens de 18 a 24 anos (31,6%). Além disso, 12,7% da população já recebeu diagnóstico de depressão, sendo novamente a porcentagem de mulheres (18,1%) maior que a dos homens (7,3%).
Uma pesquisa do Datafolha realizada em agosto de 2023 revelou que apenas 7% dos brasileiros avaliam sua saúde mental como ruim ou péssima. No entanto, 30% relataram dificuldades frequentes para dormir, e 31% se sentem ansiosos com regularidade.