Por: Dimicaele Borges
Na zona rural de Catu–BA beneficiários do Programa Ciranda Viva participaram de uma atividade socioeducativa que busca fortalecer a autonomia e o protagonismo dos participantes. O projeto Maker consiste em uma abordagem pedagógica “faça você mesmo”, da expressão em inglês, estimulando os alunos a aprenderem na prática, fazendo com as próprias mãos.

Ao longo do mês de maio, sob orientação das pedagogas Noelita Bonfim e Josenilda Bispo, as crianças e adolescentes que participam do projeto Maker realizaram atividades práticas focadas no desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade. Todas as ações foram baseadas na construção de projetos com as próprias mãos.
Com a utilização de matéria-prima simples como papelão e garrafas pet, os alunos conseguem criar objetos, brinquedos e até elementos de decoração feitos de maneira artesanal. A atividade rompe a barreira do não acesso a tecnologias incentivando as crianças a elaborarem seus próprios brinquedos, explorando possibilidades, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais.

Brinquedos como “vai e vem”, dama e notebook de papelão estão entre as criações dos estudantes. O projeto Maker proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico e acessível, em que os alunos podem transformar ideias em soluções reais. “Nós pensamos em trazer o Maker como uma janela de possibilidades, como algo pra tornar mais acessível e incentivá-los a sempre terem criatividade e a desenvolverem novos talentos”, afirmou a pedagoga Noelita.
Despertar o interesse pela inovação também faz parte da função educacional do projeto. O Ciranda Viva conta com a parceria da PetroReconcavo, com o apoio do CMDCA e da prefeitura de Catu–BA para trazer alternativas de transformação na vida de crianças e adolescentes beneficiários do projeto.