Anuncio

Participante do Ciranda Viva conquista vaga de estágio em empresa brasileira do setor de petróleo e gás onshore

Sabrina Santos trilhou um caminho de superação com apoio do projeto e hoje realiza o sonho de atuar na área de comunicação, com uma trajetória marcada pelo esforço e dedicação.

Por: Dimicaele Borges

A trajetória de Sabrina Santos, moradora da zona rural de Catu–BA, é um exemplo de como iniciativas sociais podem transformar vidas. Hoje atuando profissionalmente ao lado dos patrocinadores do Programa Ciranda Viva, ela começou sua jornada justamente como beneficiária do projeto.

Sabrina nasceu e cresceu na comunidade de Pedras, uma das localidades atendidas pelo Ciranda Viva há mais de uma década. Aos 13 anos, ingressou nas atividades oferecidas — entre elas, esportes e rodas de leitura — e rapidamente demonstrou interesse especial pela comunicação, em especial pela fotografia e pelas histórias de vida da comunidade.

Foi nesse ambiente de acolhimento e estímulo ao desenvolvimento pessoal que ela encontrou os primeiros caminhos para conquistar seu espaço e assumir o protagonismo da própria história.

Educação como ponto de virada  

No Ciranda Esportiva — um dos eixos do Ciranda Viva —, Sabrina participou das aulas do professor de Educação Física Gledielson Costa, que se tornou um dos principais incentivadores de seu desenvolvimento. O envolvimento com o esporte despertou nela valores como disciplina e foco.

Essa vivência foi essencial para o desenvolvimento de competências que influenciaram diretamente na escolha de sua futura profissão. Aos 17 anos, inspirada pelas histórias dos beneficiários e pelas palavras do professor — “Você vai conseguir tudo, porque a sua história só depende de você” —, ela já sonhava em ser jornalista.


Primeiro passo para sua jornada

Ainda aos 17 anos, Sabrina deu início ao estágio de nível médio dentro do próprio projeto onde começou como beneficiária. A partir desse estágio, enxergou como real a possibilidade de ingressar no ensino superior. “O Ciranda Viva me ensinou que a vitória está atrás da porta do medo, então eu sempre entendi que precisaria enfrentar os meus medos para crescer”, afirmou.

Sabrina conta que sempre foi muito incentivada pelos colaboradores do Ciranda Viva – especialmente a gerente Aline Brito — a buscar a realização dos seus sonhos e uma carreira que a fizesse feliz. “Se não fosse o Ciranda, eu não pensaria em fazer faculdade. Esse sonho teria ficado adormecido em mim”, disse.

Durante essa fase, soube que tinha um apoiador no projeto. Movida por gratidão, passou a desejar conhecê-lo pessoalmente para agradecer e compartilhar o impacto positivo daquele investimento em sua vida pessoal e profissional.


Inspiração para os novos beneficiários  

            Após a conclusão do seu estágio de nível médio dentro do programa, Sabrina ingressou na faculdade de jornalismo e pôde dar o segundo passo na sua carreira profissional, o de se tornar estagiária, mas agora de nível superior. A sua nova jornada viria com alguns desafios, como fato de o estágio ser na cidade de Salvador (BA) e a sua residência ser na zuna rural de Catu (interior da BA), no entanto, isso nunca se mostrou um empecilho para o seu desenvolvimento.

Determinada a crescer, decidiu se candidatar a uma vaga de estágio justamente na empresa patrocinadora do Ciranda Viva. O sonho parecia distante, mas ela havia aprendido que sua vontade de vencer faria a diferença. E fez. Sabrina foi aprovada para o cargo de estagiária de sustentabilidade da PetroReconcavo, onde, finalmente, realizou outro desejo: conhecer seu padrinho, Raphael Calderon, colaborador da empresa. O reencontro foi emocionante. “O esforço que você fez teve resultados”, disse Sabrina ao apoiador. Raphael contou sobre as cartas que recebia com atualizações de seus progressos e destacou o orgulho de acompanhar seu crescimento. Ele também reforçou a importância do Ciranda Viva na transformação da vida de crianças e adolescentes da região.