Anuncio

Parceria entre AVSI Brasil, MDS e Fundação Van Leer fortalece cuidado e acolhimento de crianças e adolescentes venezuelanos em Pacaraima/RR

Casa Lar em Pacaraima recebe apoio para continuar acolhendo crianças e adolescentes venezuelanos com dignidade e cuidado.

Por: Aymê Tavares

A Casa Lar de Pacaraima/RR recebeu a doação de livros infantojuvenis, mobiliário e brinquedos para melhor acolher crianças e adolescentes venezuelanos que chegam sozinhos ou sem seus familiares, ou responsáveis legais na fronteira com o Brasil. A ação contou com a presença do Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização — SUFAI, da Secretaria Municipal de Assistência Social e representantes da AVSI Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), AVSI Brasil e Fundação Van Leer, com o objetivo de proteger e promover o desenvolvimento de crianças migrantes e refugiadas.

Niusarete Margarida de Lima, coordenadora de serviços de acolhimento do MDS, destacou a parceria com a AVSI ao longo dos sete anos da Operação Acolhida e o trabalho da Fundação Van Leer, que tem um olhar sensível para a primeira infância. “Quando a Cláudia Vidigal, representante da FVL no Brasil, veio visitar esse espaço, ela disse que precisávamos trazer um pouco mais de colorido para esse lar, eu acho que essa é uma sementinha a mais que vai florir, e isso faz a diferença no desenvolvimento das crianças ao longo da vida”, pontuou.

O prefeito de Pacaraima, Walderi D’Ávila, esteve presente na entrega dos itens e agradeceu a parceria com as instituições envolvidas. “Gostaria de agradecer a parceria com o MDS, a AVSI e a FVL, e dizer que estamos de portas abertas. Nós precisamos de parceiros para poder avançar ainda mais na proteção e no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”.

Os livros doados abordam temas como inclusão, respeito à multiculturalidade, história e geografia do Brasil, além do aprendizado de novos idiomas,  elementos que contribuem para o fortalecimento da identidade e do senso de pertencimento das crianças acolhidas. Brinquedos e mobiliário, como cadeiras, mesas e cômodas, também foram entregues, ajudando a tornar o espaço mais estruturado, acolhedor e funcional.

Débora Davies, gerente do projeto, explica que o apoio à Pacaraima e à Casa Lar foi um pedido do MDS para que a temática da primeira infância fosse incluída nos espaços de acolhimento da Operação Acolhida. “Sabemos que o processo de migração não é fácil, e para as crianças têm um impacto maior ainda. Então, esse é um momento simbólico, muito pequeno perto de tudo que ainda queremos fazer, mas é um espaço onde as crianças podem brincar e aproveitar o dia”, complementou.

A ação reforça que o acolhimento não é somente oferecer moradia, mas criar um ambiente que promova pertencimento, afeto e oportunidades. Com móveis adequados e brinquedos que incentivam o desenvolvimento, a Casa Lar atende menores em situação de separação familiar, desacompanhamento ou falta de documentação, se torna um verdadeiro porto seguro, onde essas crianças podem se reencontrar, sonhar novamente e escrever um novo capítulo de suas vidas.