Anuncio

Protagonismo, parcerias e inovação marcam o XV Encontro da AVSI Brasil

Evento reafirma a identidade institucional da organização e destaca o papel das OSCs frente aos desafios globais

Por: Tayna Silva Marcelo

O XV Encontro Anual da AVSI Brasil terminou nesta sexta-feira, em São Paulo – SP, com uma síntese das reflexões e experiências compartilhadas ao longo da semana. De 05 a 08 de agosto, 65 colaboradores da instituição — representando a atuação em 13 estados e no Distrito Federal — participaram da programação ao lado de representantes de organizações do terceiro setor, setor privado, agências da ONU, governos e da Fundação AVSI.

A proposta formativa teve como eixo o tema “Gerar sujeitos protagonistas no ambiente de trabalho e no encontro com as pessoas envolvidas nos projetos”, e trouxe à tona debates sobre missão, identidade, cooperação internacional, alianças institucionais e inovação metodológica.

“A nossa primeira responsabilidade é voltar para o território tendo mais consciência de quem somos, do que fazemos e do que contribuímos, e reafirmar dentro de nós o desejo de estar dentro da organização. […] Mais do que passar conceitos, é a experiência de estar junto a alguém que vive isso, que acorda de manhã e trabalha na AVSI com entusiasmo devido a um pertencimento ideal.” Afirmou Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil.

Encontro entre equipes e territórios

Além dos painéis, o encontro promoveu o reencontro entre profissionais de diferentes regiões e áreas de atuação da AVSI Brasil. O espaço foi marcado por trocas sobre o cotidiano nos territórios, desafios operacionais, aprendizados de projetos e formas de fortalecer a atuação com base na missão institucional.

Durante a atividade de apresentação do repertório de projetos da organização, realizada no terceiro dia, colaboradores de diversas frentes mostraram estratégias, metodologias e resultados concretos alcançados em temas como adaptação climática urbana, acolhimento de crianças e adolescentes migrantes desacompanhados, agricultura familiar, proteção social e fortalecimento de organizações locais.

“Foi muito bom ver o desenvolvimento dos outros projetos, nos dá ideias, nos motiva e nos inspira. Gostaria que isso acontecesse também em outros momentos do ano, não só nesse encontro formativo.” Compartilhou Marcelle Motta, gerente de projetos do Rio de Janeiro.

Fortalecimento interno e próximos passos

O último dia foi dedicado ao alinhamento institucional, com apresentações dos departamentos de Comunicação, Recursos Humanos, Administrativo e estrutura organizacional. Também foram detalhados os fluxos atualizados de processos internos e reforçados os canais de diálogo com a matriz.

A plenária final reuniu impressões dos participantes e sinalizou a continuidade do processo de fortalecimento institucional, com foco na valorização das equipes e na coerência entre missão e prática.

“São os carinhos que a gente faz na alma e o ser humano precisa disso. Todo ser humano precisa dessa conexão. Mesmo em equipe descentralizada, é importante criar momentos juntos, não só para falar das partes difíceis, mas também para celebrar as conquistas.” Compartilhou, Lívia Arruda – Gerente de RH.