Anuncio

Educação e Cuidado: crianças da zona rural de Catu-BA participam de ação de higiene bucal

Atividade promovida pelo Projeto Ciranda Viva levou informação, interação e atendimentos odontológicos a crianças de 5 a 11 anos da comunidade de Baixa de Cinzas e região.

Dimicaele Borges

Na zona rural de Catu (BA), crianças de 5 a 11 anos participaram da ação educativa sobre higiene bucal promovida pelo Projeto Ciranda Viva na comunidade Baixa de Cinzas, conhecida localmente como “Estação Gomo”. A atividade integrou o eixo Ciranda Educativa e teve como foco a promoção de saúde e o fortalecimento de vínculos através de dinâmicas lúdicas e informativas.

Durante a manhã, crianças das comunidades de Arauaris, Formiga, Mato Limpo, São Francisco e Baixa de Cinzas estiveram presentes na ação, que teve como objetivo ensinar, de forma prática e acessível, os cuidados básicos com a saúde bucal — especialmente importante em regiões onde o acesso ao dentista é limitado.

A atividade foi conduzida pela dentista convidada Thais Pereira, com o apoio da pedagoga do projeto, Noelita Bonfim. Em um formato interativo, as crianças se sentaram em semicírculo e puderam aprender de maneira lúdica com o uso de objetos pedagógicos, como uma escova, uma arcada dentária ampliada e dentes de pelúcia. Com esses materiais, as crianças puderam interagir e compreender o que faz bem ou mal à saúde dos dentes.

Thais compartilhou sua motivação para participar de ações como essa:
“Eu continuo indo a localidades distantes para levar um pouco de saúde bucal e explicar sobre escovação, porque isso é transformador. São pessoas que não têm muito acesso a informações sobre o tema e, por isso, fico feliz em poder contribuir para que aprendam a cuidar sozinhas da própria higiene bucal.”

Após as atividades em grupo, cada criança recebeu um atendimento individualizado e ganhou uma escova de dentes. Em seguida, com suas novas escovas em mãos, elas praticaram a escovação ao ar livre, sob a orientação da dentista.

A estudante Alissiane, de 12 anos, compartilhou sua experiência: “Eu achei muito bom! A gente brincou, aprendeu, depois escovou os dentes… Eu achei bem legal a dinâmica do dente gigante.”

          O Projeto Ciranda Viva atua no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio de ações baseadas no encontro, no diálogo e na parceria. Atualmente, atende 189 beneficiários com atividades socioeducativas e conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu (BA).