Anuncio

Esporte e integração: Ciranda Viva promove amistoso entre futsal e jiu-jitsu na zona rural de Catu (BA)

Ação do projeto Ciranda Viva reúne adolescentes em evento esportivo que destaca a importância da disciplina, amizade e controle emocional

Por: Dimicaele Borges

Na comunidade de Cassarongongo, em Catu (BA), o programa Ciranda Viva realizou um amistoso esportivo entre os jovens participantes de duas modalidades: o futsal (esporte coletivo) e o jiu-jitsu (esporte individual). O evento teve como objetivo promover a integração entre os adolescentes, além de enfatizar os valores fundamentais do esporte, como a disciplina, o respeito e a interação entre diferentes grupos.

          O amistoso contou com a participação de convidados externos ao projeto, que se juntaram à equipe do jiu-jitsu para complementar a competição. Os professores Vanderson Gonçalves (responsável pelo jiu-jitsu) e Gledielson Costa (responsável pelo futsal) uniram esforços para proporcionar aos jovens um momento de descontração e aprendizado, mostrando que o esporte é um excelente meio para o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais.

          Durante a tarde de atividade, o evento reuniu os beneficiários do programa e os alunos externos do sensei Vanderson. Um dos grandes objetivos do amistoso foi mostrar a importância de controlar as emoções e de trabalhar em equipe, algo que ficou evidente quando os alunos do futsal, considerados favoritos, enfrentaram uma surpresa ao perder para a equipe de jiu-jitsu. O placar final foi 8 a 2, surpreendendo a todos. Brendo Henrique, um dos jogadores do futsal, comentou: “Tô gostando do jogo, mas não do placar.”

          Este resultado não foi o foco principal do evento. O esporte tem, entre seus objetivos, o aprendizado sobre frustração e o reconhecimento de que nem sempre o resultado será o esperado. O sensei Vanderson Gonçalves destacou: “Hoje realizamos uma atividade muito bacana, conseguimos juntar as modalidades, porque assim conseguimos promover a interação entre os jovens e desafiá-los a sair da zona de conforto.”

          Gledielson Costa complementou: “Tivemos a ideia de misturar os esportes e, embora o resultado tenha sido inesperado, o que realmente importa são os valores que o esporte proporciona: amizade, respeito, disciplina e controle emocional. Queremos que, além de serem grandes no esporte, esses jovens se tornem ótimos cidadãos.”

O Ciranda Esportiva é uma iniciativa da AVSI Brasil, tem como um de seus principais objetivos promover a interação entre os jovens, oferecendo atividades socioeducativas, culturais e esportivas que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários. O projeto, que atende diversas comunidades da zona rural de Catu, conta com o investimento social da PetroReconcavo e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura Municipal de Catu, que acreditam no poder da educação e do esporte como ferramentas para um futuro melhor para as crianças e adolescentes da região.