Anuncio

ESCOLAS DO MUNICíPIO DE GOIANA (PE) RECEBEM MELHORIAS ATRAVéS DO PROJETO VOZES DAQUI

As ações são fruto de um diagnóstico escolar realizado pelos alunos antes do surto da COVID-19

Após a reabertura para obras de construção civil, autorizado pelo Governo Estadual de Pernambuco, o projeto Vozes Daqui retomou as ações de melhoria escolar em três escolas municipais da cidade de Goiana.

As reformas são frutos de um diagnóstico escolar realizado no início do ano por alunos, professores e gestores participantes do projeto. Cerca de 150 estudantes participaram da ação que propuseram a implantação de uma biblioteca e sala de multimídia na Escola Costa e Silva (Tejucupapo) e na escola Marie Armelle (Goiana); além da revitalização da escola Manuel César (distrito de Ponta de Pedras).

“Estamos preparando os ambientes para que, tão logo as escolas forem reabertas, os alunos possam concretizar as intervenções que eles mesmos pensaram junto com os professores e gestores. Nosso papel é esse, fazê-los protagonistas de seu desenvolvimento”, afirma Ana Bianchi, gerente geral da AVSI em Pernambuco.

Nos projetos da escola Marie Armelle e Costa e Silva, estão sendo realizadas obras de benfeitoria e físicas para adequação dos espaços onde será sendo implantada a biblioteca, e o processo de aquisição de equipamentos como TV, datashow, impressora multifuncional, mesas e cadeiras. Já na revitalização da Escola Manuel César, as atividades se voltam à melhoria das salas de aula, muro externo e corredor através de oficinas de arte-educação (grafitagem) e de obras físicas com a implantação de 3 ventiladores em 11 salas e a pintura de todas as salas de aula, fachada da escola e corredores, tornando o ambiente mais agradável.

Além das melhorias do ambiente escolar, oficinas educativas literárias serão realizadas para que os alunos possam criar livros, concurso de poesia e participar de oficina de cordel. As reuniões deverão ser realizadas com o retorno das atividades escolares em um ciclo de 16 encontros.

A ação, que está sendo gerenciada pela AVSI Brasil com apoio da FCA/Jeep, Fundação Banco do Brasil e prefeitura municipal de Goiana, por meio da Secretaria de Educação, beneficiará diretamente 2450 alunos e 89 professores e gestores participantes do Projeto Vozes Daqui.

Victor Lima, aluno da escola Manuel César, não esconde a ansiedade para participar da ação de grafitagem na escola que envolverá os alunos. “Eu espero que as atividades voltem logo para gente realizar nosso trabalho, pois vai ser muito satisfatório a gente grafitar”.