Anuncio

ACOLHIDAS E EMPODERADAS: VENEZUELANAS CONCLUEM CURSO QUE FACILITA INTERIORIZAçãO POR MEIO DO TRABALHO, MORADIA E AUTONOMIA FINANCEIRA

Em sua quinta edição, projeto Empoderando Refugiadas capacitou 30 mulheres em Roraima que estão aptas para o mercado de trabalho e podem ser contratadas por empresas parceiras

Trinta mulheres venezuelanas que vivem nos abrigos Latife Salomão e Rondon 2, em Boa Vista (RR), concluíram capacitação profissional em mais uma edição do Empoderando Refugiadas, neste ano, e receberam seus certificados numa cerimônia de formatura nesta semana (13). A iniciativa, implementada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) , Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres, visa promover o acesso de mulheres em situação de refúgio ao mercado de trabalho brasileiro.

Em sua quinta edição, o Empoderando Refugiadas iniciou suas atividades há cerca de um mês e proporcionou 80 horas de aulas com módulos ministrados pelo Senac Roraima sobre capacitação para o desenvolvimento de habilidade socioemocionais, atendimento, vendas, legislação brasileira, português e empreendedorismo.  Para a aluna Stefani Corales, o aprendizado foi importante, pois abrange diversos temas ligados ao mercado de trabalho: “Eu aprendi coisas muito boas, sobre como gerir meu dinheiro, finanças e até como fazer uma entrevista de trabalho”, avalia.

Após receberem os certificados, as alunas poderão participar de entrevistas de trabalho com empresas parceiras. A ação contribui com a estratégia de interiorização da Operação Acolhida – força tarefa humanitária, liderada pelo Governo Federal – para realocar refugiados e migrantes venezuelanos voluntariamente para outros estados brasileiros.

Para esses casos, o Empoderando Refugiadas terá o apoio AVSI Brasil, que irá garantir moradia temporária e o acompanhamento social para todas as mulheres contratadas e suas famílias por um período de três meses nas cidades anfitriãs, onde surgirem as oportunidades de emprego. As ações são previstas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela organização e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), dos EUA.

A 5ª edição do Empoderando Refugiadas conta com o apoio de empresas parceiras como Carrefour, Sodexo, MRV, Uber, Unidas e Lojas Renner – todas integrantes da plataforma empresascomrefugiados.com.br, que disponibiliza informações sobre refúgio, cases de sucesso, materiais de referência, pesquisas e orientação sobre o processo de contratação de refugiados. O projeto é executado com a colaboração do Programa de Apoio à Recolocação de Refugiados (PARR), Foxtime, We Work e Grupo Mulheres do Brasil. As metodologias são de Senac Roraima e Aliança Empreendedora.