Anuncio

ADOLESCENTES DE ABRIGO EM RORAIMA PARTICIPAM DE OFICINA DE MARKETING DIGITAL

A ação aconteceu através do projeto de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Desacompanhados e Separados

Adolescentes do Abrigo Masculino do Estado de Roraima, na cidade de Boa Vista (Roraima), participaram de oficina sobre Marketing Digital. Trata-se de ações de desenvolvimento e profissionalização dos jovens como preparação para o mercado de trabalho que tem como foco colaborar no processo criativo dos produtos feitos por eles nas oficinas de artesanato.

No abrigo, são produzidos artesanatos como cactos, decoração, bonecas, objetos de jardim, confeitaria e marcenaria. Todo material é elaborado com reaproveitamento de madeira e recicláveis. O resultado é comercializado, e a renda retorna para o projeto em benefícios para os venezuelanos.

“Aprendi a chamar a atenção das pessoas pelas redes sociais. Posso futuramente gerar renda produzindo esses objetos, como bonecas de EVA, canetas e jarros decorados, que já faço no abrigo”, relata um dos adolescentes que participou da atividade.

Para Jhonatha Santos, colaborador que ministrou a oficina, a oportunidade de colaborar no crescimento profissional dos adolescentes é algo único. “Imagine a situação em que um adolescente, que se sente sozinho, consegue encontrar na produção de um artesanato algo que vai ser parte da vida de alguém. Um cacto deixa de ser apenas uma planta e leva sentimento. Ajudar na construção de um plano que pode levar esses produtos para a venda e o reconhecimento das pessoas é realizador. Vejo as sementes plantadas no abrigo serem frutificadas fora dele”.

O projeto de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Desacompanhados e Separados, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com o Unicef, atua dentro do abrigo masculino estadual e no abrigo São Vicente, da Operação Acolhida, com uma equipe técnica responsável pelo apoio psicossocial. Desde o início do projeto, em dezembro de 2019, mais de 1.250 crianças e adolescentes migrantes foram atendidos.