Anuncio

Alimentação saudável é tema de ação com crianças do Subúrbio de Salvador (BA)

No encontro, foi promovido um café da manhã com cardápio variado e balanceado para promover hábitos saudáveis

As crianças atendidas no Centro de Orientação a Família (COF), no subúrbio de Salvador (BA), tiveram uma manhã mais saborosa nesta quinta-feira. O projeto de Educação Nutricional e Desenvolvimento Integral realizou um café da manhã para incentivar a alimentação saudável como um hábito entre os pais e responsáveis e também para os pequenos.

A atividade faz parte dos atendimentos nutricionais que acontecem bimestralmente ou conforme a necessidade da comunidade, no COF. “Muitas mães não têm o hábito de consumir alimentos saudáveis e, por conta disso, não passam para as crianças. A alimentação saudável é para todo mundo dentro de casa e os pais tem que ser exemplo para os filhos”, explica a nutricionista Cíntia Dutra.

O café da manhã contou com cardápio variado com frutas, cuscuz, batata doce e sucos. Quando questionada sobre o que mais gostou, Ana Francisca de 8 anos não pensou duas vezes em responder: “eu gosto de todas as frutas, porque é bom para a nossa alimentação e quando a gente come se sente melhor, é bom para o nosso corpo”.

O projeto de Educação Nutricional e Desenvolvimento Integral tem como objetivo contribuir para a erradicação de desvios nutricionais, trabalhar em favor da recuperação e diminuição da insegurança alimentar, favorecendo a saúde emocional, o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças moradoras da comunidade Novos Alagados, na capital baiana.

“Eu vejo não só mudanças físicas, como também emocionais e na alimentação (da filha). Estou conseguindo aos poucos introduzir determinados alimentos no dia a dia dela. Ela pede alface, melancia, coisas que não comia antes, então isso tudo é fruto do que o centro faz com a gente”, comentou Telma Ferreira, mãe de uma das crianças do projeto.

Resultados do serviço de nutrição

Durante o ano de 2018, foram atendidas regularmente no ambulatório de nutrição, 244 crianças e adolescentes, no qual 207 possuíam algum tipo de desvio nutricional. Além dos atendimentos oferecidos pelo projeto, são realizadas oficinas de culinária com intuito de orientar as famílias a seguir um percurso de alimentação saudável.

“Através do trabalho de reeducação alimentar, a equipe promoveu as oficinas culinárias, visando estimular as mães na elaboração de cardápios nutritivos para seus filhos, assim como desenvolver nas crianças o hábito de degustar alimentos mais saudáveis”, afirma a coordenadora do COF, Jeni Costa. Já Cíntia Dutra, nutricionista do projeto, ressalta que as oficinas proporcionam um novo olhar para a nutrição, desmistificando a impressão de que o alimento saudável não é saboroso.

Ainda em 2018 foram realizadas um total de 8 oficinas culinárias com a participação de 61 beneficiários, entre crianças e responsáveis. Para a coordenadora, as atividades contribuem para que as famílias e crianças reconheçam o valor nutricional de alimentos saudáveis, e de baixo custo, e deixem de consumir alimentos de baixo valor nutricional e industrializados.