Anuncio

Alunos do Semente de Ciência realizam Sarau

Para encerramento de semestre letivo, alunos de Helpdesk e Edição de vídeo realizam Sarau e projetos finais

Aqui não fiz amizades, fiz uma família. Achava que seria um curso como qualquer outro, mas aprendi muito mais do que uma profissão. Aprendi valores sobre a vida. Agradeço muito ao projeto. Foi uma oportunidade única”, declara Alana Saldanha, aluna do Semente de Ciência ao concluir a formação profissional.

O relato da jovem é fruto do percurso educativo realizado no projeto, que durante o último semestre teve atividades relacionadas ao tema “Como me relaciono com o mundo em que vivo?”.

Para marcar o encerramento das aulas, a educadora Josinélia Moreira propôs a realização de um Sarau que respondesse ao questionamento: Como eu aprendi a me relacionar com o mundo em que vivo? O evento cultural contou com encenação teatral, dança, músicas e poemas e foi prestigiado por amigos e familiares dos formandos.

Durante o evento, muitos se emocionaram, especialmente nos momentos de homenagens dos alunos para a equipe do projeto e da coordenação para os estudantes. Ao final das apresentações, os jovens e os educadores cantaram uma música sobre a paz, transmitindo uma mensagem de otimismo aos convidados.

Eu não esperava que esse encerramento mexesse tanto com a gente. Fiquei muito emocionado. Aqui conheci pessoas que levarei para o resto da minha vida. Aprendi a ser uma pessoa melhor e acreditar no meu futuro”, relata Ian Oliveira, formando do curso de Edição de Vídeo.

O Sarau

O evento surgiu a partir da atividade de leitura coletiva do livro “A vida de Edimar”, que conta a história do jovem Edimar Alves Madeiro, vítima da violência em Brasília.

Por tratar de temas próximos ao cotidiano dos jovens do projeto Semente, o livro já foi proposto como atividade de conclusão de curso da turma do primeiro semestre. Na ocasião, foi organizado um musical, que contou com a participação de alunos e da autora do livro e professora de Edimar, Sêmea Assaf.

Este semestre, os alunos decidiram mostrar uma realidade alternativa em relação ao que o jovem Edimar viveu. “Reescrevivência” foi o nome dado à representação teatral realizada no Sarau contanto a história da jovem Lara, que supera dificuldades e decide mudar o rumo de sua vida.

As irmãs gêmeas Joice Queiroz e Jéssica Queiroz interpretaram a personagem Lara em diferentes momentos da vida. “Nós queríamos passar pra quem estava assistindo a encenação todo nosso entendimento sobre o tema. Eu jamais imaginei participar da peça, pois eu e minha irmã somos muito tímidas. Para nós foi uma superação”, confessa Joice.

Apesar de tudo o quanto a personagem Lara sofreu, ela não desistiu de lutar como muitos fazem na vida. Foi maravilhoso interpretar porque nos motivou a continuar firmes na jornada da vida”, finaliza Jéssica.

Projetos finais

Além do Sarau, projeto final da disciplina Língua, linguagens e Novas Tecnologias, cada educador propôs aos alunos uma atividade para marcar a conclusão do curso.

O trabalho de Edição de Vídeo consiste na criação de um vídeo temático utilizando todas as ferramentas aprendidas no semestre, como o Photoshop e Premiere. A metodologia escolhida pelo professor Lúcio Barbosa incluiu aproximar os jovens do cotidiano de uma empresa. Estímulo à autonomia, orientações sobre o trabalho formal e prática profissional foram alguns dos objetivos da atividade.

O professor Jeferson Tavares, de Matemática Aplicada à Tecnologia, promoveu o projeto Vivências de uma empresa. A ideia foi proporcionar situações práticas ligadas aos conteúdos aprendidos durante o semestre, nos quais os jovens possam exercitar e desenvolver competências técnicas e comportamentais compatíveis com aquelas desejadas ao ambiente organizacional.

A disciplina de Formação Humana desenvolveu o projeto Máscaras, orientado pela professora Carolina Tude. O projeto teve como objetivo suscitar no jovem uma reflexão acerca do tema do semestre. Além disso, incentivou a arrecadação e a doação de itens para instituições visitadas pelos jovens e também a realização de uma ação recreativa com os beneficiário.

Por fim, na disciplina de Helpdesk, foi realizada uma atividade prática externa, na qual os alunos praticaram o conhecimento aprendido no curso à medida que ofereceram serviços para outras instituições.

A atividade consistiu na manutenção preventiva e corretiva de computadores e notebooks com as ferramentas do curso de forma gratuita e com acompanhamento e supervisão dos professores Rafael Levi e Eliezer Queiroz, como técnicos responsáveis dos serviços executados.

Passamos o conhecimento prático e teórico para o aprendizado de cada aluno, mas para que possamos formar profissionais qualificados nós nos preocupamos em conhecer a história de cada um deles. Toda a equipe se esforça para conhecer o particular dos jovens e assim ajudar de forma específica. Pra mim é muito gratificante fazer parte desse trabalho”, conclui Levi.