Por: Beatriz de Paula
Educandos da Oficina de Canto Coral, vinculada ao projeto Árvore da Vida, participaram de uma apresentação na Casa do Envelhecer Vovô João Careca e Vovó Nalzira, localizada no bairro Senhora das Graças, em Betim (MG). O encontro teve como objetivo oferecer um momento de lazer e bem-estar aos residentes do lar, promovendo uma troca cultural entre gerações.
O repertório incluiu músicas como Seguindo a Maré, de Maurício Durão, Jardim de Fantasias, de Paulinho Pedra Azul, e A Lua, de Renato Rocha. As interpretações emocionaram o público e transformaram a ocasião em um encontro marcado pela música, afeto e aprendizado mútuo, fortalecendo os laços entre a comunidade e o projeto social. No total, 45 pessoas participaram da atividade, entre educandos, residentes e equipe técnica da instituição.
A ação foi fruto de um convite da Casa do Envelhecer e possibilitou que os jovens demonstrassem seu aprendizado, fortalecendo competências como autoestima, responsabilidade, disciplina e trabalho em equipe.

Para os educandos, o momento foi marcado pela troca e pela convivência com os idosos. “Foi uma experiência única, tivemos a oportunidade de conhecer vários idosos engraçados, conseguimos ver um pouco da rotina deles. Foi uma troca: conseguimos levar um pouco de alegria para o lar, e eles perceberam que não estão sozinhos”, contou Ludimila da Silva Soares, aluna do Canto Coral.
“Foi muito legal a experiência, nosso intuito era de poder levar felicidade para eles, pois pela sua idade e fragilidade precisam de atenção, e percebi que gostaram quando cantamos para eles. Foi muito gratificante, fiquei encantada com o lar, um lugar muito acolhedor, com uma estrutura para que os idosos possam ficar confortáveis. Também gostei muito deles, com bom papo. Quero voltar de novo para cantar para eles.”, contou Gabrielly Feijó Batista.
Para a equipe da Casa do Envelhecer, a apresentação representou um momento de integração e alegria.
“A apresentação do coral Árvore da Vida proporcionou um momento de lazer e reflexão aos nossos idosos. A música trouxe alegria, emoção e troca de energia. A empatia do regente ao discursar sobre cada música antes da cantoria também foi muito significativa. A Casa do Envelhecer agradece a atenção e a apresentação do coral e espera que possa acontecer novamente. Gratidão”, afirmou Jane da Silva, assistente social da instituição.
A atividade está alinhada à missão da AVSI Brasil, responsável pela execução do programa Árvore da Vida no Jardim Teresópolis, em Betim. Ao incentivar a convivência intergeracional e o protagonismo juvenil por meio da música, a iniciativa reforça valores como solidariedade e cidadania ativa, fortalecendo os vínculos comunitários e promovendo o desenvolvimento humano integral.