Anuncio

Primeira infância é tema de Encontro da Rede Urban95 em Boa Vista

A capital de Roraima está sediando o 1º Encontro da Rede Urban95. A programação do encontro presencial da rede, após mais de dois anos de pandemia, prevê espaços de troca de experiências e lições aprendidas no processo de priorização das crianças no planejamento urbano que têm acontecido nas 24 cidades que compõe a rede. O evento está sendo realizado pela Fundação Bernard van Leer, em parceria com a AVSI Brasil, e tem apoio da Prefeitura de Boa Vista, Cecip e CIS.

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades participantes poderão trocar experiências e conhecer programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância. Os representantes também irão conhecer serviços e políticas públicas pensadas para a Primeira Infância na cidade, como o Programa Família que Acolhe (FQA), referência nacional em cuidado com gestantes e crianças pequenas.

Também será apresentada, pela Polis Pesquisa, a avaliação de resultado e efeito do Projeto Scale-Up Urban95. A consultora e pesquisadora Bertha Maakaroun, ao apresentar análise sobre os resultados do projeto na cidade, destacou a importância do projeto. “Ele orienta o olhar dos gestores para a introdução, de forma sistematizada, a dimensão urbana na Primeira Infância: oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, social, dos laços afetivos intrafamiliares acessível à famílias nos parques e áreas públicas”, afirmou.

Boa Vista é também referência na descentralização de seus serviços para as primeiras etapas da jornada da infância, com serviços distribuídos por territórios diversos da cidade. As visitas técnicas incluem ainda as instalações do SPA do bebê, espaço de socialização de bebês e cuidadores, intervenções urbanísticas voltadas para a 1ª Infância e programas com uso de tecnologia e análise de dados para promover serviços mais bem distribuídos.

Durante a programação do encontro também serão lançadas publicações sobre primeira infância. A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita lançará o livro de sua autoria “A primeira infância é para sempre: guia de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos” e a Global Designing Cities Initiative apresentará o guia “Desenhando Ruas para Crianças“, em sua versão em português. A iniciativa é parceira da Urban95 em diversos países e já prestou assessoria para cidades da Rede.

Além das cidades Urban95, participam do eventos representantes da Fundação Bernard van Leere, da AVI Brasil e dos parceiros: Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana.

Sobre a Urban95

Iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, a Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Convidamos líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos.

O projeto visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.