Anuncio

AUDIOVISUAL é TEMA DE OFICINAS COM JOVENS DO PROJETO VOZES DAQUI

Oficinas de fotografia e vídeo favoreceram a interação entre estudantes e comunidade

“Gostei muito da aula, porque aprendi perspectivas novas e interessantes sobre filmes. Quero mais dias assim”, definiu a estudante Letycia Graziela, da Escola Manoel Cesar Albuquerque, sobre a primeira oficina de audiovisual realizada pelo projeto Vozes Daqui no município de Goiana, em Pernambuco.

A primeira ação realizada pelo componente de educomunicação do projeto engloba atividades ligadas ao âmbito audiovisual com oficinas de fotografia e produção de conteúdo em vídeo, com objetivo de fortalecer a interação entre estudantes e comunidade.

Segundo Tatiana Belo, gerente do projeto pela AVSI Brasil, o encontro permitiu que os alunos se conhecessem melhor, estreitando laços e compreendendo como as atividades serão desenvolvidas. Além disso, a experiência proporcionou o contato inicial com as linguagens e técnicas de produção audiovisual que serão colocadas em práticas ao final das oficinas. Os alunos irão produzir um curta-metragemque aborde o tema da história e/ou da cultura da cidade de Goiana, proporcionando o fortalecimento da cultura local e aproximando alunos e professores da comunidade em que estão inseridos.

Ao todo, 40 alunos de duas escolas beneficiadas participaram de dois dias de oficinas, com dinâmicas em grupo, exibições de vídeos e curtas-metragens para fortalecer a motivação dos jovens. “O audiovisual é também uma forma de escrita do mundo, por isso é tão importante incluir essa linguagem em processos pedagógicos para crianças e adolescentes, uma vez que narrativas audiovisuais já fazem parte das dinâmicas de vida e da coletividade delas. O objetivo das oficinas é que eles se apropriem ainda mais do audiovisual de forma criativa, crítica e reflexiva”, afirma o cineasta e consultor da atividade, Pedro Severien.

O cronograma de oficinas do componente de educomunicação seguirá com os tópicos de: Mobilização e identificação dos alunos; Capacitação teórico-prática de alunos e professores – Técnicas Investigativas; Capacitação teórica de mídia; Pesquisa de campo; Capacitação prática de mídia; e Publicitação do conteúdo. Na fase final, os jovens irão produzir um “Cine Comunidade” com o objetivo de projetar o vídeo preparado por eles para os moradores das comunidades e, para além disso, realizar debates e apresentações acerca do tema.

O projeto Vozes Daqui é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Fiat Chrysler Automobiles, JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.