Anuncio

AVSI Brasil e Fundação Banco do Brasil formalizam parceria

Sistema de bioágua integra e potencializa outras tecnologias sociais já apoiadas pela Fundação BB para o desenvolvimento do Semiárido pernambucano

Com a articulação da Embaixada da Itália no Brasil, foi assinado na última quarta-feira (27), em Brasília (DF), o convênio entre a AVSI Brasil e a Fundação Banco do Brasil para realização do projeto Jucati Sustentável. A parceria permitirá a construção de sistemas de bioágua familiar, com assistência técnica voltada à agroecologia, educação nutricional e uso e manutenção do sistema para 22 famílias do Semiárido de Pernambuco, no município de Jucati.

A cerimônia contou com a presença do embaixador da Itália, Antonio Bernardini, do presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, do presidente da Fundação BB, Gerôncio Paes de Luna Filho, do diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, da gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi, entre outros participantes.

Segundo Fabrizio Pellicelli, a Fundação BB está buscando tecnologias sociais de referência para o desenvolvimento, mas também organizações que tenham uma capacidade de dar resposta concretas e de atuar em determinados temas para o desenvolvimento.

Nos últimos anos, a Fundação BB beneficiou a população do Semiárido brasileiro com a construção de mais de 90 mil cisternas, que permitem o acesso à água potável para famílias da zona rural. “A ideia é aproveitar as águas domésticas, advindas das cisternas, incrementando os benefícios para as famílias agricultoras. Por isso, o projeto em Jucati tem um valor muito forte como modelo, para testar e potencializar esta integração entre  tecnologias sociais”, pontua Pellicelli.

“É o início de um percurso. Torcemos para que este seja o começo da construção de novas parcerias, inclusive em outros temas da nossa atuação e que são importantes para a Fundação BB”, conclui Pellicelli.

Jucati Sustentável

A iniciativa prevê a construção participativa de 22 sistemas de bioágua familiar, trazendo benefício para cerca de 110 pessoas. A tecnologia social é baseada no reaproveitamento de águas cinzas, descartadas de pias, tanque e do chuveiro das residências. A água gerada pelo sistema serve para irrigar o plantio o ano inteiro e produzir alimentos agroecológicos, utilizados pela própria família, facilitando a convivência no Semiárido.

Além da construção dos sistemas de bioágua, a AVSI Brasil irá realizar trabalhos educativos voltados à agroecologia, ao uso e à manutenção do sistema, à educação alimentar e nutricional, beneficiando 80 famílias. Será ainda desenvolvida uma campanha com foco na educação nutricional e alimentar em 20 escolas públicas, envolvendo mais de 1000 alunos e seus professores.

A gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco ressalta a importância do envolvimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Jucati na iniciativa. “Os conselhos agregam diversas associações, ONGs e poder público e é o espaço onde se discute e prioriza políticas públicas voltadas à área rural. É através dos conselhos que chegamos às famílias. Os conselhos também irão monitorar o projeto e essa é uma forma de tornar o bioágua uma prioridade para zonas semiáridas, assim como já é feito com as cisternas”, afirma Bianchi.