Anuncio

AVSI Brasil e UNICEF concluem ações de infraestrutura de água, saneamento e higiene em 40 escolas do semiárido pernambucano

Mais de 3.650 crianças e adolescentes foram beneficiadas com acesso a água

A AVSI Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizaram, de março a outubro de 2024, intervenções na infraestrutura de água, saneamento e higiene (WASH) em 40 escolas de seis municípios do semiárido pernambucano: Araripina, Bodocó, Cumaru, Itaíba, Lagoa dos Gatos e Ouricuri. Mais de 3.650 crianças e adolescentes foram beneficiados com acesso a água.

As ações incluíram a implantação de 21 cisternas de 15 mil litros, a reforma de 12 cisternas, melhorias em banheiros, construção de bases elevadas, aquisição e instalação de caixas d’água e bombas d’água, além da instalação de sistemas de captação de água da chuva. Essas intervenções criaram um ambiente escolar mais saudável para 3.653 crianças e adolescentes.

Rubiana Lopes, que atua nos serviços gerais da Escola Nossa Senhora do Rosário, em Lagoa dos Gatos (PE), expressou sua gratidão: “A escola está muito feliz com nossa cisterna. Faz 10 anos que trabalho aqui e sempre foi tudo no balde. Banheiros limpos, água nas torneiras e nas privadas, tudo isso graças ao trabalho de vocês. Muito obrigada de verdade!”

Houve uma participação ativa da gestão municipal de forma intersetorial e comunidade escolar, desde a articulação, diagnóstico escolar, planejamento, elaboração e entrega de dossiês escolares de 56 escolas visitadas até a implementação das ações nas 40 escolas selecionadas para participação no projeto.

A coordenadora pedagógica geral de Ouricuri (PE), Luciana Bezerra, comentou sobre a importância do projeto: “Ele veio ajudar a suprir uma grande demanda de melhorias de acesso à água e infraestrutura hídrica das nossas escolas. A problemática da água é uma constante no sertão pernambucano, e precisamos muito desse auxílio para garantir saúde e segurança aos nossos alunos da zona rural.”


Tatiana Belo, gerente de projeto da AVSI Brasil, ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “O sucesso deste projeto reforça a importância de investir em infraestrutura básica como água e saneamento nas escolas, especialmente em regiões vulneráveis como o semiárido. Crianças e adolescentes se tornaram agentes de mudança, levando práticas de higiene e conscientização sobre o uso sustentável da água para suas famílias.”

Matheus Passos, especialista em água, saneamento e higiene do UNICEF, destacou a abrangência necessária dos projetos: “Estamos trabalhando pelo bem da saúde de crianças e adolescentes durante seu período educativo. Ao implementar sistemas de abastecimento de água e esgoto, não estamos apenas instalando infraestrutura, mas promovendo uma transformação na saúde e no bem-estar dos estudantes.”

Dados do projeto

Como parte da estratégia “TEM Água”, o UNICEF e a AVSI Brasil entre agosto de 2023 e outubro de 2024, realizou as atividades do projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”, visando o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento do acesso à água, saneamento e higiene em escolas, incluindo a promoção da saúde menstrual das suas alunas.

A iniciativa alcançou 164 escolas e 8.827 crianças e adolescentes por meio da atuação em diversas frentes de trabalho. Entre as principais ações estão o aprimoramento da infraestrutura de água, saneamento e higiene, a incidência nas políticas públicas, capacitação dos gestores e corpo discente voltado à temática da água e à sensibilização da dignidade menstrual, com doações de absorventes e campanhas educacionais.

TEM Água

A estratégia TEM Água é uma iniciativa do UNICEF, voltada para contribuir com o acesso à água potável e ao saneamento, que inclui capacitação de municípios, trabalho em escolas e comunidades indígenas e povos tradicionais. A estratégia tem como objetivo garantir ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e famílias, bem como para promover práticas de higiene em áreas urbanas e rurais, inclusive em situações de emergência.