Anuncio

AVSI Brasil, Fundação AVINA e EARA realizam o primeiro Seminário de Economia Circular e Agroecologia em Boa Vista (RR), através do Projeto Boa Vista Acolhedora

O Projeto Boa Vista Acolhedora: um modelo de economia circular, regenerativa e inclusiva realiza nos próximos dias 11 e 12 de agosto, a continuação do Seminário de Economia Circular e Agroecologia em Boa Vista (RR).

O Seminário tem o objetivo de reunir os atores mapeados pelo projeto e propor a co-criação de uma Agenda Intersetorial voltada à Economia Circular na cidade de Boa Vista. Também irá capacitar os participantes em temáticas ligadas à Economia Circular, agroecologia e gestão de águas, além da elaboração e implementação de projetos na área, entre outros assuntos de elevada importância.

Contribuindo com nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, a iniciativa se volta à temática de cidades resilientes e sustentáveis, visando o fortalecimento das capacidades da sociedade civil para promover a autonomia de agricultores familiares, de pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas, mulheres e povos indígenas, por meio do desenvolvimento de boas práticas intersetoriais de economia circular, regenerativa e inclusiva.

As principais entregas do projeto abrangem:

  • Fortalecer os mecanismos de planejamento, monitoramento e sensibilização intersetorial (representantes da sociedade civil, do poder público, de empresas privadas, de instituições de ensino e tecnológicas) em economia circular, regenerativa e inclusiva e em bioeconomia;
  • Fortalecer as capacidades das Organizações da Sociedade Civil (OSC), Associações Rurais e Cooperativas Agrícolas, do setor gastronômico público-privado, da Operação Acolhida e do Município de Boa Vista para implantar empreendimentos em economia circular entre brasileiros e venezuelanos;
  • Fortalecer as capacidades das OSC para implantar práticas de empreendimentos de economia circular, regenerativa e inclusiva da sociedade civil, prioritariamente liderados por mulheres. 

O Projeto Boa Vista Acolhedora: um modelo de economia circular, regenerativa e inclusiva está inserido em uma iniciativa da AVSI Brasil em parceria com a Fundação AVINA e a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos (EARA), com financiamento pela União Europeia.

INFORMAÇÕES GERAIS

Evento: Seminário de Economia Circular e Agroecologia em Boa Vista/RR.

Data: 11 e 12/08

Local: Hotel Aipana Plaza, Praça do Centro Cívico, 974 – Centro, Boa Vista – RR.

Inscrições: seminariodeeconomiacircular@gmail.com

Contato: 95 99166-1280 – Júlia Petek, Gerente do Projeto

Quem pode participar? Instituições parceiras, estudantes, profissionais da área, agricultores, cooperativas e demais interessados.