Anuncio

AVSI Brasil, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Boa Vista (RR) celebram parceria pelo desenvolvimento sustentável

Iniciativa faz parte do Projeto Boa Vista Acolhedora e atenderá população em situação de vulnerabilidade social e agricultores familiares

No dia 24 de novembro de 2022, no Palácio 9 de Julho em Boa Vista-Roraima, AVSI Brasil, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) celebram acordo de parceria por meio do Projeto Boa Vista Acolhedora para estruturação do Centro de Compostagem de resíduos orgânicos do município.

A iniciativa, piloto na região da Amazônia Legal, tem como objetivo promover a economia circular na cadeia de resíduos orgânicos, gastronomia e agricultura familiar, beneficiando a população em situação de vulnerabilidade social e famílias de pequenos agricultores. Também estão previstas ações de capacitação dos participantes para busca de oportunidades no mercado de trabalho da região.

O composto produzido será destinado aos agricultores familiares do município, fomentando práticas agrícolas regenerativas e agroecológicas, fortalecendo as políticas públicas locais realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

O projeto tem investimento social de R$ 2,6 milhões e está alinhado com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGRS) desenvolvido pela Secretária Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Boa Vista (SPMA).

Para o Secretário Adjunto Alexandre Santos (SPMA): “O projeto é de fundamental importância para o nosso município, porque vem somar com as ações do Plano Municipal de Resíduos, e resolver um dos principais entraves na gestão de resíduos, que é a destinação adequada dos resíduos orgânicos. A destinação adequada destes resíduos contribui para a mitigação dos gases de efeito estufa e aumenta a vida útil do nosso aterro sanitário, e o processamento deles através da compostagem oferece fontes naturais de insumos para a agricultura familiar, além da valorização das pessoas com a geração de emprego e renda, e fomenta economia circular em Boa Vista”.

Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil afirma que: “O Projeto Boa Vista Acolhedora é uma experiência piloto por tratar de temas de economia circular e regenerativa na Amazônia Legal, mas também por trabalhar a inclusão social de grupos em situação de vulnerabilidade, como migrantes, refugiados, indígenas, mulheres, permitindo colocar as pessoas como protagonistas do próprio desenvolvimento, missão da AVSI Brasil”.

“Esta iniciativa integra e fortalece o Projeto Boa Vista Acolhedora com apoio a empreendimentos econômicos solidários, sustentáveis e inclusivos,” destaca Rogério Biruel, Diretor Executivo de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Banco do Brasil. “Juntos com parceiros, estamos cuidando do meio ambiente, gerando oportunidades e transformando realidades de muitas famílias e comunidades”, complementa.

Sobre o projeto Boa Vista Acolhedora

O projeto Boa Vista Acolhedora busca fomentar o desenvolvimento equitativo, regenerativo e inclusivo na região da Amazônia Legal, em contexto de multiculturalidade e recuperação pós-pandemia COVID-19.

A iniciativa é implementada pela AVSI Brasil, com apoio da Fundação AVINA e EARA, financiada pela União Europeia e apoiada pela Fundação Banco do Brasil. Tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Operação Acolhida e Pacto Global.

O projeto teve início em setembro de 2021 e tem duração até agosto de 2024.

Sobre a AVSI

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária. AVSI é uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em mais de 30 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil. Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas. Mais informações em: http://www.avsibrasil.org.br/

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros. A Fundação Banco do Brasil tem como eixos de atuação: Tecnologia social, Educação para o futuro, Meio ambiente e renda, Saúde e bem-estar, Ajuda humanitária e Voluntariado. Em todos os seis eixos, a Fundação BB destaca, promove, reconhece e certifica a aplicação e reaplicação transversal de tecnologias sociais. Conheça as soluções certificadas em: https://transforma.fbb.org.br/

Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,7 bilhões em 8 mil programas, ações e projetos que impactaram positivamente a vida de 6 milhões de pessoas. Saiba mais em: www.fbb.org.br

Sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Boa Vista – PMGIRS

O PMGIRS é uma política pública, elaborada com a participação da população, e tem com o objetivo organizar os fluxos e os processos relacionados aos resíduos gerados em Boa Vista, de acordo com a sua tipologia. A implantação do PMGIRS foi estabelecida pela Lei Municipal 2009/2019 e regulamentada pelo Decreto 035/E de 16 de março de 2021. Dentre as várias ações estabelecidas no plano estão previstas, a implantação da coleta seletiva no município e a construção de ecopontos. Com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos a prefeitura de Boa Vista contribui para o desenvolvimento sustentável do município, com a mitigação dos gases de efeito estufa, a redução de impactos ambientais, a valorização de profissionais de baixa renda e o fomento da economia local.

Saiba mais em: https://boavista.rr.gov.br/canal-do-cidadao/gestao-de-residuos