Anuncio

Beneficiários do Enel Compartilha Oportunidade em Goiás participam de cursos profissionalizantes online

Em parceria com o SENAC, o projeto ofereceu três opções de curso aos jovens que participaram das oficinas: Redes e Computadores, Assistente Administrativo e Montagem e Assistência Técnica de Computadores

Como saída para a impossibilidade de realização de oficinas presenciais, o projeto Enel Compartilha Oportunidade, desenvolvido no estado de Goiás, teve suas atividades reestruturadas. Foi elaborada uma proposta de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, de maneira remota, possibilitando o acesso e a expansão do conhecimento dos jovens, durante o período de distanciamento social, devido à pandemia.

Os cursos foram oferecidos por meio de sorteios e contemplaram as temáticas de: Redes e Computadores, Assistente Administrativo, e Montagem e Assistência Técnica de Computadores. Ao todo, foram 303 beneficiados, sendo que mais de 95% dos jovens tiveram interesse nos cursos profissionalizantes.

As capacitações foram desenvolvidas em parceria com o SENAC Goiás e oferecidas gratuitamente para os jovens sorteados. Daiane Kelle, beneficiária do projeto, foi selecionada para o curso de Montagem e Assistência Técnica de Computadores, e conta que está adorando a experiência: “estou aprendendo a solucionar problemas em microcomputadores, manutenção, montagem, instalação de programas entre outros. Tudo até então era desconhecido. Eu só sabia o básico da área administrativa. Então, está sendo muito gratificante”.

As oficinas online evidenciam as transformações dentro das novas configurações dentro da esfera econômica e social, como medidas de trabalho em regime home office, que influenciarão no comportamento do mercado de trabalho nos próximos anos. Jacquelline Rodrigues, psicóloga que atua como promotora social do projeto, ressalta a importância da iniciativa enquanto valorização da pessoa: “Além de um jovem que está no processo da qualificação profissional ou (re)colocação no mercado de trabalho, existe um ser humano em potencial, que precisa ser compreendido e respeitado em sua singularidade. Essa é uma premissa que tenho aprendido na AVSI Brasil”.

O projeto Enel Compartilha Oportunidade, em parceria com a AVSI Brasil, está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, que visa a promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, e o de número 8, que promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno.