Anuncio

Betim ganha novo Espaço Maker para ampliar o acesso à ciência, tecnologia e inovação

O Programa Árvore da Vida inaugurou o Espaço Maker do Rota do Saber, ambiente voltado ao desenvolvimento de adolescentes e jovens por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), da cultura maker e da robótica educacional.

O Espaço Maker foi pensado para incentivar a criatividade, a experimentação e a aprendizagem prática, ampliando as oportunidades de educação e desenvolvimento para adolescentes e jovens do Jardim Teresópolis, em Betim (MG).

Com equipamentos e recursos voltados à educação tecnológica, os participantes terão ainda mais oportunidades de desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e inovação.

Para Joice Oliveira, gerente de projetos da AVSI Brasil no Programa Árvore da Vida, o novo espaço reforça o compromisso com uma educação conectada à tecnologia e à realidade dos participantes.

O Espaço Maker representa mais um passo para fortalecer a educação por meio da tecnologia. Neste segundo semestre, vamos atender 75 estudantes, de 11 a 18 anos. Aqui, eles vão aprender fazendo: experimentar, trabalhar em equipe e desenvolver soluções para desafios do dia a dia. Também queremos incentivar cada vez mais a participação das meninas nas áreas de tecnologia e engenharia”, afirma.

A cerimônia de lançamento reuniu representantes da Stellantis, da Secretaria de Educação de Betim, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de parceiros, educadores, participantes do projeto e membros da comunidade.

Após a cerimônia, os convidados visitaram o novo Espaço Maker e acompanharam demonstrações conduzidas pelos participantes do Rota do Saber, que apresentaram projetos desenvolvidos durante a formação.

Para a estudante Anna Sofia, 13 anos, a experiência no projeto vai além do aprendizado técnico. “Participar do Rota do Saber foi uma experiência única. O projeto me ajudou a trabalhar em equipe, fazer novas amizades e conhecer tecnologias que eu ainda não conhecia. Tenho certeza de que esse aprendizado vai ser importante para o meu futuro.”

A programação foi encerrada com o descerramento da placa inaugural, marcando oficialmente a entrega do novo Espaço Maker à comunidade.

Sobre o Árvore da Vida

Desde 2004, o Programa Árvore da Vida promove oportunidades para que crianças, adolescentes, jovens e suas famílias desenvolvam seu potencial e construam novos caminhos para o futuro.

Com atuação na comunidade do Jardim Teresópolis, em Betim (MG), o programa já beneficiou cerca de 28 mil pessoas e desenvolve iniciativas nas áreas de educação, cultura, tecnologia, qualificação profissional e fortalecimento comunitário, sempre em parceria com empresas, organizações da sociedade civil e o poder público.

Na prática, o programa:

  • desenvolve projetos sociais e educacionais;
  • promove iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva;
  • fortalece lideranças e organizações locais.

A inauguração do Espaço Maker representa mais um passo nessa trajetória, reafirmando o compromisso com a ampliação de oportunidades para crianças, adolescentes e jovens.

Sobre o Rota do Saber  

o Rota do Saber – STEM e Desenvolvimento Humano para Fortalecer Escolas e Comunidades – leva educação STEM e desenvolvimento humano para escolas públicas, conectando aprendizagem prática, tecnologia e formação humana. A iniciativa é realizada em parceria entre a Stellantis, a AVSI Brasil e as prefeituras de Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).

O projeto busca despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência, tecnologia e inovação, unindo a cultura maker à robótica educacional. São quatro laboratórios denominados Espaço Maker, ambientes que ampliam as possibilidades de aprendizagem oferecidas pelo Rota do Saber, permitindo que mais participantes criem, experimentem, testem ideias e aprendam de forma prática e colaborativa.