Anuncio

Camaragibe Melhor realiza V Encontro Formativo

O projeto Camaragibe Melhor promoveu o V Encontro Formativo na tarde do dia 30/11, na sede do Conselho de Saúde de Camaragibe, em Pernambuco.

Nesta edição, o tema Coleta Seletiva e Reutilização dos Resíduos Sólidos foi apresentado por Maria Vivente da Silva, representante da Comunidade de Santa Mônica.

Mariinha, como é conhecida em sua comunidade, ensinou a fazer sabão com sobras de óleo utilizado no preparo de alimentos. Segundo ela, a reutilização desse óleo evita o descarte de forma inadequada, que poderia entupir encanamentos e contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Mariinha, que é catadora há cerca de 20 anos, conta que gosta do que faz por saber que com seu trabalho contribui para preservar a natureza e deixar a comunidade mais limpa. Atualmente, além do sabão, a facilitadora do encontro faz vassouras e varal de roupa a parir de garrafa Pet.

Esse é um trabalho que além de gerar renda para as pessoas que antes nem tinham emprego, faz com que elas aprendam que também podem zelar pelo nosso bairro e pela natureza. Hoje nosso trabalho está sendo mais reconhecido por todos. Muitas pessoas estão me procurando para trabalhar com nosso grupo”, finaliza Mariinha.