Anuncio

Casa Bom Samaritano abre processo seletivo para voluntários atuarem com refugiados e migrantes venezuelanos em Brasília

Cadastros podem ser realizados até o dia 8 de abril, por meio de um formulário digital

As inscrições para voluntários do Centro de Acolhida para Refugiados e Migrantes Venezuelanos – Casa Bom Samaritano estão abertas. O voluntariado é uma oportunidade para aqueles que desejam colaborar em um projeto social na temática do refúgio e migração.

O voluntário será inserido no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações para os Direitos Humanos (IMDH), que atua na cogestão do centro de acolhida em Brasília. O projeto conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O projeto tem por objetivo garantir os direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio ao programa de emergência humanitária – Operação Acolhida, liderado pelo governo federal, promovendo sua integração socioeconômica através do emprego/inserção laboral.

Os voluntários com interesse em participar do processo seletivo, irão atuar no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília/DF. O espaço acomoda famílias venezuelanas que são interiorizadas de Roraima para o Distrito Federal visando contratações pelo setor privado local. A Casa está sediada em um imóvel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), voltado a ações e serviços na área social, cedido gratuitamente para a instalação e o funcionamento do Centro de Acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos por meio do trabalho. 

Perfil dos voluntários

A instituição seleciona voluntários (as) de todas as áreas e que tenham interesse na temática migratória. O voluntariado deverá ser realizado em um turno mínimo de 4 horas semanais. O preenchimento do formulário não garante a contratação para compor a equipe. As pessoas pré-selecionadas devem passar por entrevistas e um treinamento prévio.

Os interessados devem preencher e enviar o formulário disponível neste link

Faça um tour virtual e conheça a Casa Bom Samaritano.