Anuncio

Casa Bom Samaritano e IMDH abrem vagas para voluntários no Distrito Federal

Atuação será para atender refugiados e migrantes venezuelanos de todas as idades, em diversas áreas. Inscrições estarão abertas até o dia 5 de maio

Você já pensou em realizar um trabalho voluntário, ensinando alguma habilidade para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade? Se a resposta é ‘sim’ e você não sabe por onde começar, aqui está uma grande oportunidade para dar o primeiro passo.


A Casa Bom Samaritano e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) abriram um novo processo seletivo para a contratação de voluntários que desejam atuar na temática do refúgio e migração, em Brasília e na região administrativa do Varjão, no Distrito Federal. A seleção é aberta ao público com idade acima de 18 anos e que residam no Distrito Federal, pois as atividades devem ser presenciais.


Ambas organizações atuam com o público de refugiados e migrantes venezuelanos, com atividades que variam entre abrigamento, apoio para inserção no mercado de trabalho e integração socioeconômica. As atividades dos voluntários serão exercidas para apoio social, multidisciplinar, ações educativas e culturais para crianças, jovens, adultos ou idosos na região do Lago Sul (Casa Bom Samaritano), ou na região do Varjão (IMDH) – neste caso para auxiliar no atendimento jurídico e socioassistencial para solicitantes de refúgio, migrantes e apátridas.


As pessoas selecionadas estarão inseridas no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e IMDH, com o objetivo de garantir direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio a Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida. O projeto tem o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações
(OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA.


De acordo com Bianca Abrahami, que atua como oficial de mobilização comunitária e voluntariado na Casa Bom Samaritano, esta é uma oportunidade para qualquer pessoa que deseja aplicar uma atividade voluntária e não é obrigatório ter experiência. “Basta ter aptidão para tratar com pessoas e planejamento de alguma atividade. Temos voluntários que atuam em áreas diversas como aulas de português, recreação para crianças, reforço escolar, atividades físicas, apoio na área de organização e atividades externas, etc. A grade de horários é flexível e pode ser negociada, com turno mínimo de quatro horas semanais”, explica.

Além disso, as pessoas selecionadas contam com certificado de Voluntário, o que pode ser muito positivo para estudantes universitários que ainda não têm experiência de trabalho formal. “Obter um certificado de Voluntário pode ajudar a abrir portas para processos seletivos de grandes empresas e até para atuar em alguma organização internacional”, explica Bianca.


COMO PARTICIPAR:
Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 5 de maio de 2023 (até 23h59m horário de Brasília).


Atenção: o preenchimento do formulário não garante a vaga para compor a equipe de voluntários. Após o término das inscrições, haverá uma pré-seleção curricular e entrevistas pontuais. A última etapa também prevê um treinamento obrigatório, antecedendo a contratação. Todas as etapas serão comunicadas por meio eletrônico (e-mail) diretamente aos inscritos.