Anuncio

Centro de Acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos recebe parque para crianças

Balões coloridos, algodão doce, muita música e animação marcaram a inauguração da estrutura de lazer para crianças no Centro de Acolhida para refugiados e migrantes Pricumã, em Roraima. Este é o terceiro Abrigo a receber o espaço destinado ao lazer das famílias e crianças abrigadas.

O evento contou com a participação dos beneficiários, além da equipe do Instituto Pirilampos que também deu apoio ao evento. Junto à AVSI Brasil, estavam presentes na inauguração os representantes das organizações parceiras, do Ministério da Cidadania, da Operação Acolhida e do ACNUR.

Com aproximadamente 200m² de área, o parque é destinado à população na primeira infância e seus cuidadores e conta com pergolados, sombrites, playground com tapete vinil verde e área com areia. A construção desses espaços possibilitou as famílias migrantes e refugiadas do Pricumã acesso a atividades de lazer, incluindo esportes e brincadeiras lúdicas, garantindo o bem-estar e colocando as pessoas no centro do desenvolvimento.

“Gostei muito do espaço, vai realmente ajudar as crianças para que tenham outras coisas para pensar e que realmente se divirtam e aproveitem. A ideia do parque foi excelente”, compartilha Karla Anahis Marquez Bertoncini, mãe de 3 crianças e abrigada no Pricumã.

Assim como no Abrigo Rondon 1, o conforto térmico na área de lazer é garantido pela presença de árvores frutíferas. O espaço conta também com iluminação, garantindo segurança às famílias nos períodos noturnos. Seguindo o padrão dos outros dois parques (Abrigos Rondon 1 e Rondon 3), este também contempla incentivos visuais e sensoriais, com temática arco-íris e uso de materiais como madeira e recicláveis, a exemplo de pneus e canos de PVC.

A iniciativa Parque e Oportunidades para as Famílias compõe o projeto Scale-Up Urban95 Boa Vista, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Fundação Bernard van Leer, através de assistência técnica e metodológica para o Município de Boa Vista. Composta por duas etapas, a iniciativa realizou primeiramente uma pesquisa com o intuito de identificar a expectativa lúdica das crianças até 6 anos. Em seguida, foi realizada a construção das áreas de lazer.

Sobre o projeto

O programa Scale-up Urban95 tem como foco o desenvolvimento integral das crianças até os seis anos, através do desenvolvimento de 17 iniciativa baseadas nos eixos de mobilidade, políticas públicas e ampliação de serviços através do uso de tecnologia.

A Fundação Bernard van Leer, financiadora do programa, é pioneira no mundo pela implementação da estratégia Urban95, que promove espaços públicos saudáveis, seguros e amigáveis, para as crianças, seus pais e cuidadores.