Anuncio

Colaboradores da AVSI Brasil participam de formação interna

O encontro reuniu remotamente todo time AVSI com sócios e parceiros da organização

Sendo fiel à missão institucional de ser companhia e apoio no desenvolvimento das pessoas, a AVSI Brasil realizou nesta semana um encontro formativo para colaboradores de todo o país. O evento, realizado de forma remota, aconteceu no período da manhã dos dias 7, 8 e 9 de junho e teve como tema a frase do Papa Francisco: “a realidade é mais importante que a ideia”.

O evento online foi realizado com o objetivo estabelecer um canal de diálogo e compreender as novas realidades frente à dinâmica da pobreza, vulnerabilidade e fragilidades humanas geradas pela pandemia no Brasil. Além disso, foram analisados o processo migratório da população venezuelana para elaboração de hipóteses às necessidades atuais.

“Tivemos a oportunidade de entender que estamos dentro de uma nova realidade, totalmente dinâmica e que é nova para todo mundo, mas que vai nos acompanhar por um tempo ainda. Para nós, conhecer a realidade é fundamental para a realização dos projetos. Observamos aquilo que temos diante de nossos olhos – isto é, a realidade tal como se apresenta – e também a ideia que temos sobre ela. A partir da realidade e das necessidades humanas conseguimos dar respostas adequadas para a realização de um projeto”, destacou o diretor-presidente, Fabrizio Pellicelli durante o encontro.

O primeiro dia do evento reuniu o conselho diretivo da AVSI Brasil com profissionais que atuam nos setores de coordenação, gerência e sócios fundadores. Na ocasião, foram discutidos temas como atuação, orçamento e experiências frente aos desafios durante o primeiro semestre de 2021.

A gerente especial dos projetos de eficiência energética, Carina Carvalho, destacou que o apoio recebido por parte dos diretores, reflete nos bons resultados reportados pelas equipes: “Tudo que colhemos com a equipe de campo é, em grande parte, fruto de um apoio que temos dos gestores e da diretoria da organização. Esse auxílio nos ajuda a ter discernimento e, eu diria também, sanidade mental durante os desafios”.

O segundo dia reuniu colaboradores de todos os estados brasileiros em que a AVSI está presente. A representante dos projetos e comunicação AVAID (Association de Volontaires pour I’Aide au Développement), Maria Teresa Gatti, abriu o primeiro bloco do dia falando sobre a tríade “Humanitário, Desenvolvimento e Paz” diante dos trabalhos realizados em nível local.

Compondo a programação, estiveram presentes o professor titular do departamento de sociologia da USP, Glauco Arbix, e o diretor de operações, projetos e mobilização de recurso da Rede Brasil do Pacto Global, Macelo Linguitte. Ambos participaram do diálogo de análise, moderado pelo vice-presidente da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, do impacto da COVID-19 nas necessidades humanas, com foco no Brasil, e leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030.

“Foram dias muito necessários para mim, com informações e conhecimentos muito importantes para a implantação das ações em Manaus. Agradeço pela formação e espero que num futuro próximo, após essa pandemia, possamos participar de um encontro presencial, visto que essa troca entre os colaboradores é muito importante”, afirmou Fábio Castro, colaborador na capital do Amazonas.

No terceiro e último dia de evento, parceiros da instituição estiveram presentes compondo um diálogo especial sobre a originalidade da organização em sinergia com financiadores e aliados operativos. Junto com o diretor-presidente, participaram do bloco a cientista política e diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun, o coordenador operacional da Operação Acolhida, General Antonio Manoel de Barros, e o diretor executivo de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil, Rogério Bressan.

Em sua fala, Rogério enfatizou que AVSI Brasil é uma organização com muito conhecimento e vivência na realidade mundial e que, este leque de atuação em diversos setores, torna a instituição uma parceira fiel de projetos desenvolvidos pela FBB. Já o General Barros, destacou os resultados positivos para a Operação Acolhida a partir da atuação da AVSI com os migrantes em Roraima.

A colaborada do Rio Grande do Norte, Aline Vasconcelos, afirmou que o encontro fortaleceu a conexão com a instituição. “Foi muito enriquecedor esses dias de formação. Me sinto mais energizada com esse contato com a cultura AVSI e espero fazer parte de mais momentos como esse”. Já Júlia Petek, oficial de meios de vida em Roraima, enfatizou a importância de eventos como esse: “a atividade é essencial para fazer com que os colaboradores se sintam próximos da organização, conhecendo sua história, seus projetos e suas perspectivas de futuro. Saímos dessa formação mais unidos e mais fortes, ansiosos por construir novos projetos, sempre tendo as pessoas e as comunidades no centro do desenvolvimento”.

“Precisamos olhar para o que temos de positivo, inclusive nesse período de pandemia. Este ano, realizaremos dois momentos de Formação Interna e não apenas um, como realizávamos em anos anteriores”, concluiu Fabrizio Pellicelli. Dessa forma, os colaboradores da AVSI Brasil poderão contar com mais um encontro previsto para o mês de dezembro deste ano, além de encontros locais, que poderão ser organizados pelas equipes em cada estado.