Anuncio

Comunidade de Alagoinhas participa do plano de desenvolvimento 2017

A reunião para apresentação do plano faz parte das atividades do projeto Alagoinhas Sustentável

A comunidade Cruzeiro do Monte, localizada em Alagoinhas (BA), participou na última segunda-feira (19) da apresentação do Plano de Desenvolvimento Local da comunidade. Com o intuito de expor os planos para 2017 e ouvir as sugestões dos moradores, a reunião propôs intervenções nos eixos da educação, trabalho e renda.

O Plano de Desenvolvimento Local integra as atividades do projeto Alagoinhas Sustentável – Arranjo Participativo para o Desenvolvimento e foi baseado em estudos das condições socioeconômicas, ambientais, urbanistas e do mercado de trabalho local, promovendo assim ações que favoreçam a ascensão da comunidade.

“O plano que foi apresentado e discutido com a comunidade será implementado no primeiro semestre de 2017 e isso trará muitas mudanças para Cruzeiro do Monte. Contamos com a presença de mais de 70 pessoas na reunião, fiquei muito feliz com a participação da comunidade. O envolvimento deles projeto é fruto da confiança em nosso trabalho, conquistada no dia a dia com os moradores desde o ano passado”, conta Paula Leopoldino, gerente do projeto Alagoinhas Sustentável.

Dentre as ações, no eixo educação, foi sugerido um projeto de coleta seletiva com o apoio da Brasil Kirin. A ideia é instalar pontos de coleta de materiais como vidro, papel, plástico e metal na cidade. Após o recolhimento, os resíduos serão vendidos para uma empresa parceira, que compra os materiais recicláveis da Brasil Kirin. Os recursos financeiros recolhidos a partir da venda desses materiais serão revertidos em benefício para a comunidade.

Já no eixo trabalho e renda, oficinas de empreendedorismo e elaboração de currículos foram propostas, além de uma feira de cidadania, com o objetivo de fortalecer a cidadania por meio da oferta de serviços e informações.

O projeto Alagoinhas Sustentável é uma iniciativa que conta com o financiamento da União Europeia, a parceria da Prefeitura de Alagoinhas e a execução da AVSI Brasil.