Música animada, fantasias coloridas e muita criatividade transformaram a comunidade de Cassarongongo, na zona rural de Catu (BA), em um verdadeiro palco de celebração cultural. A comemoração de Carnaval reuniu crianças e adolescentes integrantes do programa Ciranda Viva em uma tarde de brincadeiras, dança e integração, reforçando a importância de vivências coletivas para o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos.
O Ciranda Viva é um programa socioeducativo que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades que estimulam aprendizagem, convivência e protagonismo. A atividade promoveu integração entre os participantes, estimulou a expressão artística e fortaleceu a autoestima das crianças e adolescentes, que vivenciaram o Carnaval como espaço de cultura e pertencimento comunitário.

Participaram da ação crianças e adolescentes beneficiários do projeto, moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho, também na zona rural de Catu (BA). A programação contou com músicas temáticas, desfile de fantasias e animadas brincadeiras de bambolê. A decoração ganhou um toque especial: as máscaras penduradas no espaço foram pintadas pelas próprias crianças, que também brilharam na passarela improvisada, esbanjando criatividade, dança e alegria.

Durante a comemoração, a empolgação era evidente. Quando perguntado sobre o que esperava da festa, Arthur Lago, aluno do projeto, respondeu: “Eu tô animado pro Carnaval! As fantasias são lindas, eu fico olhando tudo e já tô querendo correr pra brincar”.
O Ciranda Viva é uma iniciativa que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalece vínculos familiares e comunitários e aposta no diálogo e na parceria como caminhos para a transformação social. O projeto atende beneficiários com atividades socioeducativas e conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do financiamento do CMDCA Catu e do apoio da Prefeitura de Catu (BA).
