Aymê Tavares – Roraima
No último mês, o projeto KLABU, presente no abrigo Waraotuma a Tuaranoko, em parceria com a equipe do projeto Gestão de Abrigos e a equipe do Super Panas, realizou uma série de atividades esportivas e recreativas com foco na inclusão de diferentes públicos, desde bebês de colo até jovens e adultos, promovendo saúde, vínculo e integração entre a comunidade.
A ação contou com duas principais iniciativas: uma corrida simbólica com categorias adaptadas por idade e a Copa Gamer, um campeonato de videogame que atraiu 16 competidores e cerca de 25 espectadores por dia.
“Quisemos ir além do esporte tradicional. Nossa corrida teve uma categoria especial para bebês de 6 meses a 1 ano, onde o foco não era a velocidade, mas o vínculo entre mãe e filho, e o envolvimento da rede de apoio”, explica Thiago, oficial de projeto pleno do projeto KLABU.
“Observamos mães chamando os bebês, irmãos mais velhos incentivando, familiares participando ativamente. Isso nos mostrou como atividades lúdicas podem fortalecer laços e engajar as famílias de forma diferente, especialmente mães que acabaram de ter seus filhos e muitas vezes apenas participam de rodas de conversa informativas”, destacou.
A corrida também incluiu categorias para crianças (8 a 11 anos) e jovens/adultos (14 a 24 anos), com objetivo simbólico: marcar o Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Já a Copa Gamer trouxe um olhar inovador: oferecer um espaço de pertencimento para jovens que, muitas vezes, não se sentem à vontade em atividades físicas tradicionais.
A mobilização contou com apoio da equipe da PBC e Super Panas, responsáveis pela identificação dos perfis e engajamento dos participantes, além dos voluntários da KLABU, que auxiliaram na organização e logística.
Atividades como essa, são possíveis graças a parcerias com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Força Tarefa Logística Humanitária (FT-LogHum), o Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Stichting KLABU Foundation.