Anuncio

Creche Luigi Giussani é sinônimo de caridade e acolhimento em Salvador

O espaço recebe e educa crianças de 18 meses a cinco anos

Neste 19 de julho, é comemorado o Dia da Caridade. Em linhas gerais, o ato refere-se a ajudar o próximo, sobretudo quando o indivíduo está em situação de vulnerabilidade. Esse propósito está diretamente ligado à atuação da AVSI Brasil, que tem como missão tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.

Foi assim que surgiu a Creche Luigi Giussani, em 2005. O espaço é fruto de um programa de urbanização de assentamentos precários, realizado no início dos anos 2000, no Bairro do Lobato, em Salvador (BA). A instituição recebe e educa crianças, oferecendo cuidados básicos, educação de qualidade, alimentação, atividades de lazer e desenvolvimento das habilidades psicomotoras e cognitivas.

A Creche acolhe crianças de 18 meses a cinco anos. “Assim que as crianças chegam, procuramos integrá-las ao nosso espaço. Realizamos jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas porque entendemos que esse momento de ‘separação’ das famílias é delicado. Os recebemos com muito amor e criamos laços com eles”, disse a diretora Nilzete Silva.

​​Os pequenos chegam na Creche às 7h30 e permanecem até o final da tarde, às 17h. Nesse período, fazem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar. “Procuramos oferecer uma alimentação sempre dentro dos valores nutricionais que cada criança precisa receber na primeira infância. Algumas crianças, inclusive, aprenderam a se alimentar na creche. Muitas mães relatam isso e agradecem”, pontua Nilzete.

Também são realizados atendimento e acompanhamento das famílias, através do serviço de orientação, das reuniões de pais e das visitas domiciliares. Para as crianças, ao longo da semana, são realizadas diversas atividades nos espaços, como: pintura, colagem, desenho, filme na sala de vídeo, jogos e brincadeiras no pátio, parquinho, quadra ou brinquedoteca e contação de histórias na sala de aula ou na biblioteca.

Essas atividades contribuem para desenvolver habilidades e ajudam a ensinar valores para as crianças. “Ver o desenvolvimento dos pequenos é muito gratificante. Eles chegam com aquela dependência, e, daqui a pouco, já ganharam autonomia, estão se vestindo sozinhos, já reconhecem seus objetos pessoais, querem nos ajudar com as tarefas da sala…”, disse a professora Ijailmara Souza.

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

A AVSI Brasil realiza seu Programa de Voluntariado coorporativo para colaborar com a Creche. Uma manhã por mês, um grupo é liberado do seu posto de trabalho habitual para se dedicar a atividades com as crianças. A iniciativa é de grande importância, uma vez que parte da equipe atua em funções administrativas e de gestão, longe do contato com os beneficiários.

Encontrar as crianças, olhá-las nos olhos e conversar com elas permite que os colaboradores da instituição renovem a motivação ideal para a atuação na AVSI Brasil, que inclui, entre outros fatores, a conscientização sobre a prática da caridade.

“O contato com as crianças me permite entender o outro e para além do seu estado de necessidade. Viver a caridade me faz participar de uma corrente de afeto que contribui para a formação de seres humanos mais capazes, empáticos e dispostos a fazer do mundo um lugar melhor”, disse a coordenadora de projetos, Bárbara Valverde.

Além das sensações mencionadas pela colaboradora, dedicar parte das horas diárias a favor do próximo também volta na forma de benefício para o voluntário. Pesquisas relatam que praticar a caridade contribui para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades comportamentais (soft skills). Entre elas, estão o trabalho em equipe, a liderança e a empatia, por exemplo.