Anuncio

Crianças da Vila Reencontro Anhangabaú participam de “Picadeiro Aberto” no Centro de Memória do Circo em São Paulo

As crianças moradoras da Vila Reencontro Anhangabaú e suas famílias fizeram uma visita repleta de brincadeiras e aprendizado ao Centro da Memória do Circo em São Paulo. A atividade ocorreu na segunda-feira, dia 26 de junho, e contou com a presença de 15 crianças e 8 adultos beneficiários do programa. As crianças estiveram na atividade “Picadeiro Aberto”, que contou com a participação de artistas de rua vindos de diversos lugares do Brasil e da América Latina. Além disso, as crianças da Vila Reencontro Anhangabaú tiveram a oportunidade de participar de competições artísticas e brincadeiras, incentivando-as a mostrar toda a sua criatividade e talento.

Lígia Alves, arte-educadore do projeto Piá, afirma que a iniciativa de levar as crianças para atividades externas na região onde elas habitam é justamente para dar-lhes a sensação de pertencimento na comunidade. Essas ações promovem a integração com a sociedade ao redor, com as atividades que acontecem nas extremidades, e que as pessoas muitas vezes desconhecem

Além da integração, outro ponto importante desta atividade é o incentivo à criatividade. As crianças foram motivadas a apresentar seus números livremente. As meninas Marih, de 09 anos, Maria Luiza e Maria Eloisa, de 10 anos, e Evellyn, de 07 anos, fizeram um número de ginástica e ficaram muito contentes por terem participado. “A gente queria ter feito dança e música, mas na hora a gente se confundiu. Mas foi muito legal ter participado”, disse Marih.

Sandra e Guilherme, moradores do módulo 12 e pais de Maria Eduarda, de 04 anos, participaram da atividade junto com a filha. “Foi um aprendizado para as crianças. Nós ficamos de olho nelas, mas também prestamos muita atenção no que estava acontecendo. Ver minha filha feliz me faz muito feliz”, afirma Sandra.

Essa atividade foi realizada em parceria com o Projeto PIÁ – Programa de Iniciação Artística e faz parte do plano de ação criado para atender às crianças beneficiárias do programa na Vila Reencontro Anhangabaú. O PIÁ é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo democratizar o acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos.

O Centro de Memória do Circo (CMC) é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e é a única instituição da América Latina dedicada exclusivamente à preservação da memória circense. Fundado em 2009, o CMC está localizado no centro histórico da cidade de São Paulo, no Largo do Paissandu, um local de relevância histórica para o Circo Brasileiro há mais de 130 anos. Seu acervo inclui documentos textuais, gráficos, iconográficos, bibliográficos, áudio, audiovisuais, objetos como figurinos e acessórios.

O Programa Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com AVSI Brasil que faz a gestão das Vilas Reencontro Unidades Cruzeiro do Sul I e Anhangabaú. Seu objetivo principal é oferecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento das famílias beneficiárias, apoiando a reconstrução da autonomia e independência, além de promover uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.