Anuncio

Curso de pintor de obras é iniciado em Araçás (BA)

A intensão é amparar e capacitar ex-funcionários da Ferbasa e moradores da região

Cerca de 30 moradores da região de Araçás (BA), município a 103 km de Salvador, deram o pontapé inicial no desejo de se tornarem pintores profissionais na tarde da última quarta-feira. Tudo isso por conta do curso profissionalizante de Pintura de obras que a Ferbasa (Companhia de Ferro Ligas da Bahia), em parceria com a AVSI Brasil, oferece a ex-funcionários e moradores da região a partir deste ano.

Animados com a possibilidade de mais uma experiência profissional no currículo, os alunos compareceram o Auditório da Prefeitura Municipal de Araçás para a aula inaugural, ministrada pelo professor de Formação Humana, Israel Rufino. Como todo primeiro dia, os alunos puderam conhecer o curso e o planejamento de aulas. Israel também lembrou aos presentes a necessidade do curso e de aperfeiçoar as experiências.

Momentos de integração, atividades lúdicas e apresentações pessoais foram feitas para enturmar os novos colegas. Mas antes de começar as apresentações, o professor resumiu em poucas palavras o que seria o curso de Formação Humana. “A formação profissional sem a formação pessoal de nada adiantaPorque antes de qualquer coisa, você é homem, pessoa e, por isso, a necessidade de ter este curso”, pontuou Israel.

Após uma provocação feita pelo educador, um dos alunos afirmou que “independente do que digam ou pensem, eu devo ser persistente e seguir meus projetos”, mostrando que a chama da autodeterminação já foi acesa e está pronta para aquecer os sonhos e desejos dos educandos.

Preocupação com o próximo

Realizadora do projeto, a Ferbasa precisou desligar de seu quadro de funcionários alguns trabalhadores da região. Como forma de amparar e requalificar os ex-funcionários, a empresa decidiu mapear as necessidades da região e lançar um curso que desse a capacidade aos próprios moradores tentarem solucionar tais dificuldades locais dentro do programa “Nosso Cidadão”, realizado desde 2012. E encontraram no curso em Araçás este ponto de partida.

A ideia da empresa é que o curso dê autonomia aos ex-funcionários enquanto não encontram um emprego fixo, para que de nenhuma forma eles continuem sem fonte de renda. Pela primeira vez realizando um curso profissionalizante, o desejo da Ferbasa é avançar cada vez mais a quantidade e qualidade de cursos, expandindo-os para outras cidades onde atuam.

Depoimentos

“É uma beleza estar aqui no curso. Gostei dessa primeira aula e espero que o curso melhore cada vez mais e que saiamos daqui com nosso objetivo alcançado: ser um pintor certificado. Eu creio que depois do curso seguiremos em frente buscando os nossos objetivos. O meu é crescer no mercado” – Josevaldo da Conceição, 32 anos, morador do município de Entre Rios (BA).

“Essa primeira aula foi edificante no âmbito profissional. Já adquiri visões que eu não tinha antes do aspecto humano, do respeito e do comportamento. Espero que daqui para frente o curso seja mais uma coisa que venha acarretar no meu conhecimento e que eu possa aprender. Espero que, no fim, eu saia capacitado para o mercado de trabalho e coloque em prática o que aprendi aqui” – Fagner Souza, 27 anos, morador de Araçás (BA).