Anuncio

Elquis José Brito

Eu vivia na Ilha de Margarita, na Venezuela...

Eu vivia na Ilha de Margarita, na Venezuela. Minha família estava mal economicamente, por isso era muito difícil conseguir comida. A princípio, fomos para Santa Helena, também na Venezuela, na busca de alimentos para levar para casa, porém, a situação na cidade começou a ficar muito pior do que em Margarita.

Era uma tristeza, a gente via pessoas na rua brigando para poder comer lixo. Como não conseguíamos pagar pelos alimentos, decidimos ir em busca de ajuda no Brasil.  Em meio a tudo isso, eu também passava por problemas de saúde. A minha frequência cardíaca era muito baixa e as artérias do coração obstruídas.

Viver em um abrigo é um choque de emoções. Fazemos coisas que não estamos acostumados, como conviver e dividir as coisas com muitas pessoas. Essa experiência me ensinou a ser mais tolerante e compreensivo, é como uma escola de superações.

Para mim, a AVSI está realizando um grande trabalho. Graças a organização, eu consegui as ferramentas com que trabalho hoje, como carpinteiro. O trabalho no abrigo não é uma tarefa fácil, mas os colaboradores da AVSI têm cumprido muito bem. Eles nos preparam para viver em outro país, ajudando a superar antigos costumes e traumas.

O abrigo é como uma catapulta, uma oportunidade que nos impulsiona a viver o novo. Através do projeto, consegui a oportunidade de ir para outro estado com casa e trabalho, mas nada disso aconteceria se eu e minha família não tivéssemos passado pelo abrigo. Esta iniciativa ajuda as pessoas que possuem necessidades inimagináveis e que passaram por situações terríveis. A Operação Acolhida e a AVSI Brasil são a mão amiga que precisamos para superar esse momento.