Anuncio

Marcos Maia

Hoje eu acredito em mim, hoje a minha família acredita em mim...

A data de 13 de agosto é conhecida nacionalmente como o Dia do Encarcerado, data que convida a sociedade a refletir sobre a situação e condições da população carcerária brasileira, tanto durante quanto após o cumprimento da pena.

Nesse contexto, a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) se apresenta como uma alternativa ao sistema penitenciário comum. A instituição vai além do caráter punitivo das detenções comuns, e tem também o objetivo de reintegrar o recuperando na sociedade, tendo como base a valorização humana e o desenvolvimento de aspectos laborais, familiares, sociais e de empoderamento cívico.

Marcos Maia, recuperando da APAC de Nova Lima, mostra como sua vida mudou ao ser transferido do sistema comum para a APAC:

“Ao ver o que as pessoas estavam fazendo por mim aqui na instituição, fui sendo motivado dia após dia a ter uma mudança de comportamento e a ter uma expectativa de vida. Hoje eu acredito em mim, hoje a minha família acredita em mim, hoje eu sei que eu posso fazer algo de bom para a sociedade.”

A AVSI está envolvida no fortalecimento das APAC no Brasil e na América Latina. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Más Alla de las Fronteras visam auxiliar desenvolvimento do recuperando, ressignificando suas perspectivas de vida e ampliando seus horizontes de possibilidades. Acerca do apoio brindado pela AVSI Brasil, Marcos declara:

“É muito importante para nós, recuperandos, o apoio que a AVSI Brasil oferece. Os projetos nos capacitam para o mercado de trabalho e ajudam na nossa ressocialização. Obrigado por acreditarem em nós, e por nos ajudarem a ser pessoas melhores!”