Anuncio

Viviana Peña

Eu sou imigrante há 11 anos e, mesmo que num contexto diferente...

Eu sou imigrante há 11 anos e, mesmo que num contexto diferente, passei por muitos desafios quando cheguei no Brasil. Para mim, é uma honra trabalhar com os venezuelanos porque eles são pessoas corajosas, que tiveram que abrir mão de muitas coisas para dar continuidade aos seus sonhos e metas. A minha missão é contribuir para que essas metas sejam alcançadas, mas isso também significa um grande desafio.

No dia a dia, lidamos com muitos sentimentos que os beneficiários trazem, muitas expectativas que às vezes estão fora do nosso alcance. Logo, precisamos trazer soluções, com carinho e dedicação, dentro das possibilidades e limitações que existem, para que essas pessoas consigam, de fato, acessar os direitos e conhecer os seus deveres, tendo uma vida digna.

O que mais me inspira é o fato do potencial humano ser desenvolvido dentro dessa realidade do abrigo, que é temporária e é um local repleto de angustia. A AVSI Brasil tem uma trajetória incrível no desenvolvimento humano e isso é algo muito caro por aqui, nesse contexto, essas ações são imprescindíveis para a integração dessas pessoas no Brasil.

Outro ponto positivo do trabalho da AVSI é o talento humano. As pessoas que formam a equipe de Boa vista são muito qualificadas, humanas e com diversos repertórios. Tenho colegas locais e outros que vieram de diferentes cantos do Brasil, e isso enriquece o nosso trabalho, fazendo com que haja uma troca cultural que impacta positivamente a vida dos venezuelanos.

Um dos pontos que mais me motiva é pensar na proteção e bem-estar dos mais vulneráveis, em especial as crianças. Se elas podem sorrir, brincar, desenhar, estudar e ser criança, é o que me anima para continuar a encarar os desafios da profissão.