Anuncio

Em Brasília: Centro de acolhida para refugiados venezuelanos Casa Bom Samaritano, abre processo seletivo para voluntários atuarem com crianças e adolescentes

Cadastros podem ser realizados até o dia 18 de julho, por meio de um formulário digital

O centro de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos Casa Bom Samaritano, está com inscrições abertas para voluntários atuarem em Brasília/DF. Este trabalho voluntário é uma oportunidade para aqueles que desejam colaborar em um projeto social na temática do refúgio e migração, prioritariamente com crianças e adolescentes.

O voluntário será inserido no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações para os Direitos Humanos (IMDH), que atua na cogestão da Casa Bom Samaritano.

O Acolhidos por meio do trabalho tem por objetivo garantir os direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio ao programa de emergência humanitária – Operação Acolhida, liderado pelo governo federal, promovendo sua integração socioeconômica através do emprego/inserção laboral.

Em Brasília, a Casa Bom Samaritano acomoda famílias venezuelanas que são interiorizadas de Roraima para o Distrito Federal visando contratações pelo setor privado local. O imóvel está localizado no Lago Sul e foi cedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao projeto.

Perfil dos voluntários

As pessoas selecionadas atuarão prioritariamente com as demandas da área de cuidados da infância, em um turno mínimo de 4 horas semanais, dentro das seguintes áreas de atuação:

  • Eu, o outro e nós (atividades sobre identidade, autoestima, fortalecimento, autonomia, autocuidado)
  • Leitura (Roda de leitura, reconto, construção de história coletiva)
  • Recreação (circuito psicomotor, jogos, brincadeiras tradicionais)
  • Cine CBS (reconto coletivo do enredo, roda de conversa, atividades de escrita ou desenhos sobre o filme assistido)

Atenção: o preenchimento do formulário não garante a vaga para compor o time de voluntários. Após o término das inscrições, haverá uma pré-seleção curricular e entrevistas pontuais. A última etapa também prevê um treinamento obrigatório realizado na Casa Bom Samaritano, antecedendo a contratação. Todas as etapas serão comunicadas por meio eletrônico (e-mail). Os interessados devem preencher e enviar o formulário disponível neste link até o dia 18 de julho de 2022 (23h59m horário de Brasília).

Faça um tour virtual e conheça a Casa Bom Samaritano.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.