Anuncio

Espaço da Esperança inicia Campanha Setembro Amarelo no Abrigo Rondon 1

Ação em Boa Vista (RR) promove momentos de escuta e acolhimento para fortalecer a saúde mental de pessoas acolhidas.

Alan Jorge — Roraima

O Abrigo Rondon 1, em Boa Vista–RR, deu início à campanha Setembro Amarelo, com foco na saúde mental e na valorização da vida.

A abertura da campanha aconteceu com a inauguração do “Espaço da Esperança”, uma iniciativa construída de forma coletiva, no âmbito do projeto Gestão de Abrigos. Estiveram envolvidas na iniciativa a equipe de Proteção de Base Comunitária (PBC) em parceria com o Comitê de Cultura, formado pela própria comunidade.

O mural que fica localizado na entrada do abrigo é interativo e convida a comunidade a deixarem mensagens positivas, trocar abraços e participarem de momentos de escuta e partilha.

A ação contou com momentos de conversa com a equipe, partilha de experiências, junto com a comunidade, troca de mensagens de apoio e o incentivo à participação nas próximas atividades da campanha, que incluem oficinas temáticas, rodas de conversa e espaços de conversa. 

“A ideia é promover, através das nossas ações, empatia e vínculos de cuidado dentro do abrigo. O contexto em que vivemos impõe muitos desafios emocionais, e oferecer um espaço de acolhimento e escuta é fundamental”, explicou Mary Isabel, Assistente de Proteção de Base Comunitária.

Falar sobre saúde mental no contexto migratório é reconhecer as fragilidades emocionais que acompanham quem deixa para trás sua terra, cultura e família para 

recomeçar do zero em um novo país. Pensando nisso, a equipe PBC montou o Comitê de Cultura, formado por integrantes da própria comunidade, que trazem consigo seus saberes e formações.

O comitê tem promovido campanhas de conscientização que une informação, sensibilidade e pertencimento. Com uma abordagem lúdica e visual, as ações valorizam o espaço comunitário como local de troca cultural e acolhimento.

Para Jonathan, participante do comitê de Cultura, esse momento é de extrema necessidade. “Essa campanha é importante para toda a comunidade. Temos preocupações, pensamentos negativos. Aqui temos um espaço onde podemos contar com abraços e apoio de uma equipe sempre disposta”, comentou.

A campanha vem sendo construída com a participação ativa dos próprios abrigados, que ajudam na decoração do espaço e contribuem para propagar a mensagem de prevenção. “No início, a comunidade não entendia muito sobre o tema, mas com nossa mobilização, explicando sobre o tema, vimos que aos poucos as pessoas começaram a se interessar mais e até a participar das atividades do comitê”, relatou Jonathan.

A atividade faz parte de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a AVSI Brasil na gestão do Abrigo, reafirmando o compromisso com o cuidado da saúde mental e com o desenvolvimento integral de cada pessoa.