Anuncio

Fatos, mudança humana e esperança marcam o 8º Encontro Anual da AVSI Brasil

Três dias de aprendizado, troca de experiências e renovação do pertencimento à organização marcaram o 8º Encontro Anual da AVSI Brasil, realizado em Salvador (BA), com a presença de cerca de 100 pessoas, entre elas colaboradores de todo o Brasil, parceiros e profissionais da Fundação AVSI na Itália, no México e Moçambique.

Este ano, as discussões tiveram como tema central “A contribuição da AVSI aos ODS: mostrar os fatos, lugares de mudança humana e de esperança”. De modo geral, o objetivo do encontro foi promover uma reflexão sobre os assuntos tratados na formação de 2017, apresentar os elementos de novidade que aconteceram em 2018 e indicar algumas perspectivas sobre o futuro.

Contribuição ao desenvolvimento

O 8º Encontro Anual iniciou com uma visita de campo aos projetos Ciranda Educativa e Ciranda Esportiva, desenvolvidos na zuna rural do município de Catu, a cerca de 90 km de Salvador (BA), com o patrocínio das empresas Petroreconcavo e Ferbasa.

O tema da imigração de venezuelanos, que chegam pelo estado de Roraima, foi aprofundado sob diversas perspectivas, incluindo a vivência e a metodologia de trabalho dos colaboradores que atuam nos abrigos do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, que são geridos pela AVSI Brasil na cidade de Boa Vista.

Além disso, as discussões contemplaram temáticas como: sustentabilidade ambiental e energia; as experiências das concessionárias sobre reciclagem e eficiência energética; o conceito das cidades resilientes e a experiência em favelas de Salvador; as tecnologias sociais e práticas agroecológicas na convivência com o Semiárido.

As apresentações sobre as temáticas foram ricamente ilustradas pelas experiências de projetos desenvolvidos pela AVSI em todo o Brasil.

“Sob o mesmo céu”

Nesses dias, ocorreu o lançamento nacional da campanha Tendas, intitulada “Sob o mesmo céu”, para arrecadar recursos necessários à realização do projeto Interiorização para Trabalho. A iniciativa tem como objetivo permitir que 60 famílias venezuelanas (cerca de 120 pessoas) possam sair de um abrigo em Boa Vista para residir em uma cidade brasileira, com uma oportunidade de emprego para reconstruir a própria vida.

Para conhecer mais sobre a campanha e contribuir, clique aqui.