Anuncio

Festa Junina anima acolhidos na Casa Bom Samaritano

Evento contou com a participação dos beneficiários, voluntários e membros da CSB

Na última sexta-feira (24/06), foi realizada na Casa Bom Samaritano (CBS) um verdadeiro arraiá. A festa, que teve comida típica, música tradicional do período e a realização de quadrilha junina, contou com a presença da equipe da CBS; Irmã Rosita (Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)) e equipe da instituição; voluntários e beneficiários.

De acordo com a Oficial de Mobilização Comunitária e Voluntariado, Bianca Abrahami, momentos como esses servem para animar os beneficiários e apresentá-los a alguns costumes do país onde agora vivem. “Sempre realizamos festas temáticas em datas comemorativas na CBS. Acreditamos que assim damos vida à Casa e inserimos nossos beneficiários nas tradições brasileiras”, disse.

Quem se animou com a festa foi a voluntária Marcilene. “Teve traje caipira, decoração com bandeirolas, fogueira, comidas típicas brasileiras e venezuelanas. A alegria foi contagiante tanto nas crianças como nos adultos que aproveitaram cada momento. Foi uma noite de trocas culturais à luz da fogueira. Mas o calor que senti vinha do carinho, dos sorrisos e da amizade entre os presentes”, declara.

Para Ir.Rosita, o sentimento não é diferente. “A celebração na Casa Bom Samaritano foi um momento muito bonito, participativo, criativo, no qual toda a comunidade se envolveu, proporcionando integração cultural e afetiva entre as comunidades da Casa e do IMDH. Brasileiros e brasileiras, migrantes, refugiados e refugiadas, adultos e crianças, vivenciaram a alegria de acolhidos e acolhedores expressarem e curtirem a integração que tanto se busca na missão junto às pessoas que chegam em nosso país e aqui desejam reconstruir sua vida, na convivência pacífica e integradora, condição necessária para a cidadania”, pontuou.

Outras Atividades

Além dos festejos juninos, o momento de interação também contou com a presença do Padre Patriky, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sacerdote realizou uma missa antes do início dos festejos. O momento teve como objetivo celebrar o Dia mundial do Refugiado, que ocorreu no dia 20 de junho, que aconteceu na mesma semana da festa junina.

Também foi realizada a premiação do beneficiário e funcionário do mês; criança destaque; beneficiário mais criativo e prestativo e celebração em homenagem aos aniversariantes do mês. “Atividades como essas nos ajudam com a visibilidade da CBS, arrecadação de doações e participação de mais voluntários”, ressalta Bianca.